terça-feira, 22 de março de 2011

Morcegos fazem amizade para a vida toda

Assim como seres humanos, morcegos fazem amizades para a vida toda

 A conclusão é de um estudo alemão, que observou durante cinco anos mais de 20 mil morcegos e descobriu que o grupo social que esse mamífero voador estabelece na juventude é mantido até a velhice – ao contrário da maioria dos animais dessa classe, que migram de grupo a medida que amadurecem, acasalam e procriam.

A pesquisa apontou, ainda, que as “amizades” dos morcegos mais velhos são mantidas pelos mais jovens, mesmo após a morte dos anciões. E mais: eles não são nem um pouco preconceituosos e se relacionam com morcegos de qualquer gênero e tamanho.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores – que trabalham na Universidade de Greifswald – implantaram microchips nos milhares de morcegos e monitoraram, durante 24 horas, suas interações sociais.

Segundo eles, há apenas três outros animais que também estabelecem laços fortes com os demais exemplares de suas espécies e mantêm uma relação social durante toda a vida: os elefantes, golfinhos e alguns primatas, como, por exemplo, os seres humanos.  Fonte: super.abril.com.br Débora Spitzcovsky

10 fatos sobre os morcegos
1 - Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas uma hora de vôo.

2 - Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes, distantes do local original, onde nascerá nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego, por noite.

3 - Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as florestas de noite como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.

4 - Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.

5 - Os morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão empregados ao homem.

6 - As fezes do morcego constituem excelente adubo que, foram largamente explorados, até o desenvolvimento de adubos sintéticos.

7 - Os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.

8 - A saliva do vampiro, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.

9 - Os morcegos são importante elo na cadeia alimentar.

10 - Os morcegos poderão no futuro atuar como controladores de pragas em nossa agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...