terça-feira, 5 de abril de 2011

Cães atacam homem fantasiado de porquinho-da-índia no Peru

Homem participava de campanha de candidato a presidente.
Primeiro turno da eleição está programado para o dia 10 de abril.


Um homem se fantasiou de porquinho-da-índia durante campanha do candidato à presidência do Peru Pedro Pablo Kuczynski em Cerro San Cosme, na região de Lima, no Peru, e acabou atacado por cães. O primeiro turno da eleição acontece no dia 10 de abril.
Homem se fantasiou de porquinho-da-índia durante comício em Lima. (Foto: Mariana Bazo/Reuters)
[G1, em São Paulo]

Porquinho da Índia se come. Em Cusco, Peru, é prato típico. E é uma delícia

Porquinho da Índia se come. No Peru. Talvez em outros lugares andinos por onde passou a cultura inca, considerando que este era um dos pratos da dieta inca. Em Cusco (foto), ex-capital do Império Inca e ponto de partida para quem vai a Machu Picchu, é prato típico, encontrado em vários restaurante locais. Para os que estão um pouco assustados com o fato de pessoas comerem o bichinho, lembremo-nos de que em várias cidades do interior do nosso Brasil come-se o preá, primo-irmão do porquinho. Eu mesmo já vi e fotografei preás sendo vendidos (ilegalmente, pois sua caça é proibida pelo Ibama) em feiras do interior do Nordeste.
Chico Junior | Chico Junior

Bem, vocês me desculpem, mas encarei o tal do porquinho, que no Peru é conhecido como cuy. E, lhes garanto, é delicioso. Para aumentar o prazer, come-se com as mãos. Provei o meu cuy no Inka Grill, um agradável restaurante que fica no centro de Cusco, na Praça das Armas. É o cuy horneado al aroma de ají mirasol e romero (cuy ao forno ao aroma de aji Mirassol e alecrim). É feito no forno, com ají mirassol (um tipo de pimenta leve), alho, alecrim e outras especiarias, assado lentamente com um pouco de azeite. O prato (foto) custa 60 soles (cerca de 40 reais) e dá para duas pessoas.

Risoto de quinoa

Outro prato bastante interessante do Inka Grill é o risotto de quinua com lomitos de pollo (risoto de quinoa com filezinhos de frango), versão andina do tradicional risoto italiano, utilizando-se a quinoa no lugar do arroz, acompanhado com filezinhos de peito de frango, salteados com ají (pimenta) panca. Para quem não gosta de pimenta, peça "non picante".

Mas antes de tudo, para começar, peça o piqueo novo andino, um prato com asas de frango empanadas, brochetes de filé de alpaca (o primo do lhama), pimentões recheados e deliciosos croquetes de quinoa.

Chico Junior | Chico Junior (SDRZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...