domingo, 3 de abril de 2011

Nasalis larvatus, o macaco-narigudo que é ruminante como uma vaca

Você já ouviu o nome científico Nasalis larvatus? Lembra algo relacionado a nariz, e com razão: este nome pertence a um primata que em português é chamado de macaco-narigudo. Mas sua aparência bizarra, graças ao enorme nariz, não é a única característica incomum da espécie. Assim como vacas e carneiros, e ao contrário de todos os demais primatas, o macaco-narigudo é um ruminante.



Regurgitar alimentos é a única estratégia para digerir melhor os alimentos que o ser humano não possui. As espécies ruminantes usam esse procedimento para tirar mais proveitos dos nutrientes, e o macaco-narigudo está incluso nesta categoria.

A descoberta foi feita por cientistas japoneses, da Universidade de Kyoto. Eles se basearam em observações diretas, através de binóculos e monitoramento por vídeo, de cerca de 200 macacos desta espécie, tomando nota de alguns de seus hábitos. Os cientistas eram do Japão, mas os macacos observados moram em uma floresta tropical na Malásia, e foi lá que a análise aconteceu.

Os macacos foram observados ao longo de 11 dias em seu habitat natural, e 23 deles foram observados regurgitando alimentos. A técnica é um pouco diferente das usadas pelas vacas: no caso do macaco, ele força o abdome para que a comida volte, faz pressão na garganta e puxa a comida com a mão, mantendo-a na boca. Pode parecer nojento, mas os cientistas garantem que é eficaz. [LiveScience]





Um comentário:

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...