domingo, 8 de maio de 2011

Fósseis. Gambás de 64 milhões de anos são encontrados na Bolívia

Fósseis de 35 membros de uma espécie primitiva de marsupiais da época do Paleoceno foram achados na Bolívia, segundo informa a revista "Nature" neste domingo.

A descoberta dos especialistas do Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica traz à tona algumas hipóteses tradicionais sobre os costumes dos marsupiais, que até agora os estudiosos acreditavam que eram pré-históricos.

O gambá comum, como um marsupial, caracteriza-se por seu comportamento solitário, e os cientistas consideravam que esta particularidade era proveniente das épocas primitivas.

Sob a coordenação da especialista Sandrine Ladevèze, os pesquisadores belgas localizaram os fósseis dos marsupiais da espécie Pucadelphys andinus, entre os quais machos e fêmeas em vários estágios de maturidade.

Os esqueletos desta espécie, com 64 milhões de anos, foram encontrados em uma área de um metro quadrado, uma clara evidência de que viviam em bando, existia uma manada na qual os machos competiam pelas fêmeas e praticavam a poligamia.

A descoberta coincide com os costumes dos gambás contemporâneos, solitários por natureza e de maior dimensão que seus ancestrais, que eram do tamanho de ratos.

Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...