quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fóssil mostra por que lagartos sem patas não são cobras

Fóssil mostra por que lagartos sem patas não são cobras
Parentesco entre lagartos sem membros e cobras é distante.
'Cryptolacerta hassiaca' viveu há 47 milhões de anos.

Fóssil do 'Cryptolacerta hassiaca', que mostrou aos cientistas que lagartos e cobras tëm origens diferentes
(Foto: Nature / Reprodução)

A descoberta de um fóssil pode mudar a maneira como os cientistas entendem a evolução das cobras. Um lagarto chamado Cryptolacerta hassiaca, que viveu há cerca de 47 milhões de anos, deu a primeira evidência anatômica neste sentido.

Um estudo publicado pela revista “Nature” concluiu que as cobras e os lagartos sem membros (da subordem Anfisbena) evoluíram separadamente. A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, e do Museu de Ciências Naturais de Berlim, na Alemanha.

Foi constatado que o Cryptolacerta tinha um crânio muito duro, típico dos répteis cavadores, como é o caso dos Anfisbena. Os lacertídeos, tipo mais comum de lagartos, também estão próximos à subordem na escala evolutiva. As cobras, por sua vez, têm parentesco com os chamados lagartos monitores – como, por exemplo, o dragão de Komodo.

“Esse fóssil desmente a teoria de que cobras e outros répteis cavadores dividam uma herança comum e revela que a forma de seus corpos evoluíram independentemente”, afirmou Johannes Müller, autor principal do estudo, que é professor da Universidade Humboldt, em Berlim, na Alemanha.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...