quarta-feira, 15 de junho de 2011

Antas pintoras fazem exposição de quadros no zoo de São Paulo

Antas pintoras fazem exposição de quadros no zoo de São Paulo
Animais vivem em cativeiro em seis zoológicos dos Estados Unidos.
Peças serão leiloadas para ajudar estudo de proteção da espécie no Brasil.



Uma exposição com leilão de quadros será realizada a partir das 20h desta quarta-feira (15) no Espaço Dom Pedro, no Zoológico de São Paulo. O inusitado é que os autores das pinturas são 13 antas que vivem em seis zoológicos dos Estados Unidos. A obras foram doadas para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o valor arrecadado será usado em pesquisas de proteção ao animal no Brasil. O lance mínimo é de R$ 200 para cada trabalho.

Segundo a pesquisadora Patrícia Médici, presidente do Grupo Especialista de Antas da International Union for Conservation of Nature, a exposição e o leilão são maneiras diferentes de chamar atenção para a causa da conservação da anta brasileira. "Não queremos que as pessoas comprem simplesmente uma obra de arte, mas uma pintura feita por uma anta. Essas pessoas estarão contribuindo para a sobrevivência da espécie na natureza."


Causa ambiental
Patrícia diz que as obras pintadas pelas antas foram feitas com ajuda dos tratadores. As tintas usadas no processo artístico são orgânicas, comestíveis e não prejudicam os animais. "É a primeira vez que isso é feito com antas. Já foram feitos eventos parecidos com orangotangos e elefantes. São antas ajudando antas.”
De acordo com a pesquisadora, a anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. "A ausência de antas em determinados habitats pode levar ao rompimento de processos ecológicos como a predação e dispersão de sementes, que e contribuem para a manutenção da biodiversidade e funcionalidade das comunidades vegetais. Por esta razão, a anta é conhecida como a jardineira da floresta", afirma Patrícia.

Segundo o instituto, as principais ameaças para a sobrevivência da espécie são caça não sustentável, principalmente na Amazônia, desmatamento e atropelamentos em rodovias.

“A ideia não é que as pessoas comprem simplesmente uma obra de arte, mas uma pintura feita por uma anta! Essas pessoas terão em mãos obras bastante diferentes de tudo o que existe e ainda estarão contribuindo para a sobrevivência da espécie na natureza”, afirmou Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, presidente do Grupo Especialista de Antas da IUCN - International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) e idealizadora do evento.

Leilão
A organização do evento vai exibir vídeos com as antas pintando as telas. Uma biografia das antas artistas será mostrada aos visitantes, com fotos de cada uma. Os lances serão feitos por meio de formulários e não serão identificados.

O leilão também terá exposição de quatro fotógrafos de natureza e uma jornalista ambiental. Adriano Gambarini, Daniel De Granville, Liana John, Luciano Candisani e Luiz Cláudio Marigo doaram as ampliações de fotografias da anta brasileira.

Artistas como Ângela Leite, Carla Caffe, Elise Smorczewski (EUA), Guto Lacaz, Guto Naveira, Luccas Longo e Ronald Rosa também vão expor pinturas, esculturas, cartoons e poemas. Todo o material será leiloado.


Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...