terça-feira, 14 de junho de 2011

Golfinhos agridem botos e os matam sem explicação razoável

Recentemente, casos de golfinhos matando outras criaturas sem nenhuma razão aparente foram relatados em águas britânicas. Agora, golfinhos comuns foram vistos atacando botos no Oceano Pacífico.

Segundo especialistas, os atos aparentemente aleatórios de violência podem ser devido à frustração sexual entre machos jovens.

As novas observações mostraram pela primeira vez que os agressores são machos jovens. Mark Cotter e seus colegas observaram três atos de agressão por golfinhos em botos. Os golfinhos perseguiram os botos em alta velocidade, se chocaram com eles, e os golpearam.

Em um ataque particularmente violento, três golfinhos encurralaram sua vítima, depois mais sete animais se juntaram a eles para golpear o boto até à morte.

Cotter achou mais chocante o fato de que dois golfinhos continuaram na cena depois do assassinato, para brincar com o cadáver.

Segundo os pesquisadores, competição por alimento não parece explicar os ataques, pois a sobreposição alimentar entre as duas espécies é pequena.

Já o fato de que 21 dos 23 agressores golfinhos eram do sexo masculino pode ser revelador. Cotter acredita que os ataques são “objetos de jogo orientados” durante a estação reprodutiva. Os machos jovens que não conseguem acesso às fêmeas devido à concorrência de indivíduos mais velhos estão descontando suas frustrações nos botos.[NewScientist]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...