segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cavalos: domesticados há mais de 9 mil anos


Cavalos foram domesticados há mais de 9 mil anos por civilização que habitava no que é hoje a Arábia Saudita

Uma das figuras de cabeça de cavalo. Image: SCTA
RIO - Restos de uma civilização antiga encontrados na Arábia Saudita mostram que ela já domesticava cavalos há mais de 9 mil anos, pelo menos 4 mil anos antes do que se pensava. Estudos anteriores indicavam que os animais tinham começado a ser usados pelo homem há 5 mil anos na Ásia Central.

A civilização, batizada al-Maqari, estava baseada próxima da atual cidade saudita de Abha, na província de Asir, no sudoeste do país. Entre os restos descobertos pelos arqueólogos estavam séries de estátuas de animais, como bodes, cachorros e gaviões, além de um busto de um cavalo de cerca de um metro de altura. Eles também encontraram pontas de flechas, ferramentas de pedra e de fiar e pilões para triturar grãos que refletem o estágio de desenvolvimento da civilização.

- Uma estátua de um animal dessas dimensões e tão antiga nunca tinha sido encontrada em qualquer outro lugar do mundo - disse Ali al-Ghabban, vice-presidente do Departamento de Museus Antiguidades da Arábia Saudita.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...