quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Besouro girafa, o pescoçudo de Madagascar.

O besouro girafa (Giraffa Trachelophorus) é um besouro endêmico de Madagascar. Seu nome de deriva do fato dele ter um pescoço longo, assim como as girafas.
O besouro girafa é sexualmente dimórfico, com o pescoço do macho sendo geralmente de 2 a 3 vezes maior a do comprimento do da fêmea. Eles podem usar esse pescoço estendido para lutar pelo direito de acasalar com uma fêmea. Ela, por outro lado, usa o seu pescoço menor para rolar um ninho de tubo de folhas no qual um único ovo é colocado.A maior parte do corpo é preto com vermelho distintivo élitros cobrindo as asas. O comprimento total do corpo dos machos é um pouco menor de uma polegada (2,5 cm), entre o mais longo para qualquer espécie Attelabid. O pescoço estendido é uma adaptação que auxilia na construção do ninho e na luta. Quando chega a hora de se reproduzir, a fêmea usa o pescoço para cortar e enrolar folhas em forma de charuto, para então colocar ovos dentro dele.

Este é um macho. Ele usa seu longo pescoço para a luta. Mas a fêmea não tem um pescoço tão longo como este.

Esta fêmea está iniciando um projeto de construção ambicioso, fazendo um ninho para pôr seus ovos.

Usando suas pernas poderosas, a fêmea começa a dobrar a folha ao meio. Um macho está bem ao lado dela nesta imagem.

Ela então dobra a folha. Dentro da dobra, ela bota um único ovo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...