sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cães sabem quando falamos com eles


No estudo, os cientistas levaram em conta o olhar dos cães


Os cães sabem quando estamos falando com eles. Pelo menos é o que diz uma pesquisa húngara publicada on-line ontem pela revista científica "Current Biology". Quando vivem entre humanos, os animais, na fase adulta, têm uma leitura dos sinais semelhante a dos nossos bebês.

No estudo, os cientistas levaram em conta o olhar dos cães. Uma pessoa em um vídeo virava o corpo em direção a um objeto na tela. Se, antes disso, o ator tivesse chamado a atenção dos animais, eles acompanhavam esse movimento.


Os cachorros não têm habilidades linguísticas, e, portanto, não entendem o significado das palavras da mesma forma que nós. Mas os animais que vivem entre nós conseguem aprender alguns aspectos do comportamento humano e ligá-los às consequências.

"Por exemplo, dizer seu nome - comunicação verbal por parte do dono - tem um significado comunicativo especial para o cão: significa que ?algo interessante vai acontecer? ou ?o dono vai dar uma ordem?, e por isso vale a pena prestar atenção", afirmou József Topál, da Academia Húngara de Ciências, líder da pesquisa.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...