domingo, 15 de janeiro de 2012

Lagartos-de-chifres se defendem lançando jatos de sangue pelos olhos. Veja

Pelo menos quatro espécies de lagartos-de-chifres têm uma tática de defesa completamente inusitada: lançam jatos de sangue pelos olhos a distâncias de até um metro. Confira o vídeo, e se custar a acreditar a princípio, confira com o oráculo. Isto é… incrível!




O lagarto de chifres é popularmente chamado de "sapo com chifres", "sapo tesão", ou "sapo com chifres", mas não é nem um sapo nem uma rã. Os nomes populares vêm de corpo arredondado do lagarto e focinho pontudo, o que mais se assemelha a um sapo ou rã. As espinhas nas costas e nas laterais são feitas de escamas modificadas, enquanto os chifres na cabeça são verdadeiros (ou seja, eles têm um núcleo ósseo). Existem 15 espécies de lagartos com chifres na América do Norte , oito dos quais são nativos do Estados Unidos. O maior de corpo e mais amplamente distribuídas da espécie dos EUA é o lagarto de chifres do Texas horned (P. cornutum).
Proteção contra a predação
Lagartos-de-chifres (Phrynosoma coronatum) esguicham sangue a partir de seu olho para se proteger
Lagartos de chifres usam uma grande variedade de meios para evitar a predação. Sua coloração geralmente serve como camuflagem . Quando ameaçado, a sua primeira defesa primeira é a de permanecer imóvel para evitar a detecção. Se houver muito aproximação, eles então geralmente executam em rajadas curtas abruptamente para confundir a acuidade visual do predador. Se isto falhar, eles incham o corpo fazendo parecer maior e mais difícil de engolir. Pelo menos quatro espécies também são capazes de fazer jorrar um fluxo de sangue dos cantos dos olhos em uma distância de até cinco metros. Eles fazem isso, restringindo o fluxo de sangue deixando a cabeça, aumentando assim a pressão arterial e ruptura dos vasos capilares ao redor do pálpebras . Isto não só confunde os predadores, mas também o sangue gostos falta de caninos e felinos predadores. Parece não ter efeito contra predadores de aves . Para evitar ser pego pela cabeça ou pescoço, um lagarto de chifres ou eleva sua cabeça e orienta seus chifres cranial para cima, ou para trás. Se um predador tenta levá-lo pelo corpo, o lagarto unidades que lado do seu corpo para o chão para que o predador não pode chegar facilmente a sua mandíbula inferior debaixo do lagarto.
Um dorso que confunde e assusta
O lagarto-de-chifres tem um corpo maciço e achatado, cauda: curta e patas grossas, e se arrasta lentamente pelo chão. Parece um sapo, mas em lugar da pele úmida e enverrugada. ele tem uma verdadeira armadura de espinhos. Na parte traseira do crânio esses espinhos chegam a formar uma coroa de chifres agudos, inclinados na direção do dorso.
  A armadura do lagarto-de-chifres desencoraja a maior parte do predadores e ainda serve de camuflagem, pois é salpicada de pintas cinzentas e avermelhadas, e se confunde com a areia e as pedras do deserto.
  Existe uma dúzia de espécies de lagartos-de-chifre, encontrado nas regiões áridas e desérticas, desde o oeste da América do Norte até o norte do México. Como os sapos, eles também caçam insetos com um rápido movimento da língua e se enterram para descansar.
  Os filhotes nascem na primavera. Algumas espécies são vivíparas, mas a maioria delas põe seus ovos num buraco, abandonando-os depois de cobri-los com areia.
 
FILO: Chordata 
CLASSE: Reptilia 
ORDEM: Squamata 
SUBORDEM: Sauria (Lacertilia) 
FAMÍLIA: Iguanidae
 
 
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 13 cm
30 ovos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...