domingo, 26 de fevereiro de 2012

A lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis)



"A lula-vampira-do-inferno" é a tradução do nome em latim desta lula - infernalis Vampyroteuthis. Afora esse bom nome, a lula tem alguns outros interessantes, possivelmente, características infernais. É um pouco assustador para o futuro com ele é agachamento, inchado, corpo zumbi-ish. Alguns são preto com olhos vermelhos, embora não todos eles . Tem grandes redondos olhos que pode ser azul ou avermelhada. A pele também pode ser avermelhada ou pálida. Não tem dentes de vampiro , mas tem um bico grande e branco. Ele tem sangue azul. Os braços tentáculos são cobertas por pequenos pêlos chamados cirros. Os braços têm ventosas nos lados exteriores. Elas podem se assemelhar a um guarda-chuva ou aparecer em forma de sino com os braços esticados para fora com membranas. Ele pode transformar-se de dentro para fora como uma postura defensiva.

A característica mais fascinante é que, como alguns outros cefalópodes, a lula possui luz produtoras de todos os órgãos sobre a pele. Eles criam complexos displays piscando como luzes dançantes sincronizadas ou luzes que piscam como uma árvore de Natal, alternando a cor, velocidade e direção das ondas de luz. Isto é provavelmente usado para deslumbrar e confundir os predadores.

Os adultos tem um par de aletas auriculadas, crescentes de partes laterais do manto, que servem como seu principal meio de transporte: batendo suas barbatanas parecem estar "voando" através da água. O bico da lula-vampiro-do-inferno é branco. No tecido conjuntivo estão dois sacos que escondem flagelos velares, que podem esticar para muito além dos tentáculos. Praticamente toda a superfície do corpo do molusco é coberta com órgãos de bioluminescência - photophores. Eles se parecem com pequenos discos brancos, aumentam nas extremidades dos tentáculos e na base das barbatanas. Os órgãos de bioiluminescência estão só na parte interna dos tentáculos com membranas. A lula-vampiro-do-inferno controla muito bem esses órgãos e é capaz de produzir desorientação com flashes de luz de duração desde alguns centésimos segundo a vários minutos. Além disso, pode controlar o brilho e tamanho das manchas de cor.

Chocam com um par de aletas, mas, em seguida, desenvolver um segundo par mais perto da frente do corpo. Por um curto período a lula vampiro tem dois pares de nadadeiras, mas o original é par logo desaparece. Ele pode nadar, às vezes rapidamente, agitando-o de barbatanas como eles se movem através da água .

Você só vai encontrar essas lulas no fundo do mar em profundidades abissais  de 1.965 a 4.920 pés (600 a 1.500 m) em uma zona com um mínimo de dissolução de oxigênio ou, talvez, se você acabar no inferno. De qualquer forma, parece que elas não são predadoras temíveis. Não se sabe exatamente o que elas comem , mas o mais provável é um minúsculo gelatinosa ou plâncton, animais flutuando sobre sobre correntes oceânicas.

Já foram encontrado nos ocenos Atlântico, Pacífico e Índico. Possui consistência gelatinosa e muito pouca massa muscular, e durante muito tempo acreditava-se que não nadaria e se deixaria levar pelas correntes marinhas, como fazem as águas-vivas. O que faria sentido afinal, o habitat sa criatura são as regiões profundas do oceano, onde há uma baixa quantidade de oxigênio. Além disso, o animal possui um metabolismo bem reduzido, estando perfeitamente adaptado a uma vida de predador de animais pequenos, com pouca atividade, maximizando a economia de energia.

Outro fato interessante é que esta lula provavelmente tem os maiores olhos, em relação ao tamanho do corpo, de qualquer dos animais .





Um comentário:

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...