sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Rinoceronte morre ao ter chip implantado

Rinoceronte morre na África do Sul durante teste assistido pela imprensa
Animal sofreu convulsões quando um microchip era implantado no chifre.
Item auxiliaria na prevenção contra a caça em reserva de Joanesburgo.
Um rinoceronte sofreu convulsões e morreu na quinta-feira (9) depois que uma reserva na África do Sul convocou a mídia para demonstrar a implantação de um microchip no chifre do animal, que ajudaria no combate à caça. O acidente ocorreu em Joanesburgo. (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)


A morte ocorreu durante administração de uma droga que ia despertar o mamífero. (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

O rinoceronte é um grande mamífero nativo da África e da Ásia . Há cinco espécies de rinocerontes encontrados no mundo, com 3 das 5 espécies de rinoceronte agora consideradas criticamente ameaçadas. O rinoceronte é considerado o segundo maior mamífero do mundo, atrás do elefante Africano.


As cinco espécies de rinoceronte são o rinoceronte branco (que é a maior espécie de rinoceronte) e o rinoceronte negro, que são nativos da África e não só se destacam em tamanho como são bastante semelhantes. O rinoceronte indiano, o rinoceronte de Sumatra e o rinoceronte de Java são todos nativos da Ásia e são muito menores em tamanho do que o rinoceronte branco e o rinoceronte negro da África.

Os rinocerontes têm em média de cerca de 1,5 toneladas de peso, e o rinoceronte tem uma pele resistente e tem aproximadamente 1,5 centímetros de espessura. O rinoceronte também tem um grande chifre no meio da sua face e algumas espécies de rinoceronte tem um segundo menor acima da maior.

O rinoceronte é um herbívoro e come gramíneas, folhas, brotos, flores e frutas, a fim de obter os nutrientes de que necessita para crescer e sobreviver. O rinoceronte vive em média cerca de 60 anos em estado selvagem especialmente porque eles não têm verdadeiros predadores além de caçadores humanos. O rinoceronte também é conhecido por ter um pequeno cérebro, em comparação com o seu tamanho grande.

O rinoceronte é valorizado pelo seu chifre. Os chifres de rinoceronte são feitos de queratina, o mesmo tipo de proteína que compõe o cabelo e as unhas, na maioria dos animais, incluindo seres humanos. Ambas as espécies africanas de rinoceronte e um rinoceronte de Sumatra tem dois chifres, enquanto o indiano e rinoceronte de Java tem apenas um chifre. Rinocerontes têm audição brilhante e o rinoceronte também tem um sentido de cheiro afiado, mas o rinoceronte é bem conhecido por ter extrema pobreza de visão.

O rinoceronte é geralmente encontrado em florestas densas e savanas, onde há abundância de alimentos para comer e muita cobertura para esconder. Embora o rinoceronte seja um herbívoro, eles são conhecidos por sua natureza agressiva e muitas vezes irão reagir à aproximação de predadores, a fim de assustá-los. A maioria dos rinocerontes que são mortos por caçadores furtivos, é capturada quando eles estão calmamente a beber a partir de um furo de água e, portanto, em baixa a guarda.


Um comentário:

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...