domingo, 22 de julho de 2012

Crocodilo do Nilo, o devorador de homens


O crocodilo do Nilo tem uma reputação um tanto merecida como devorador de homens. A proximidade do seu habitat para as pessoas significa perigo freqüente. E sua dieta praticamente indiscriminada significa que um morador que vai lavar roupa à margem de um rio pode parecer tão saboroso como um gnu em migração. Os números são vagos, mas as estimativas são de que até 200 pessoas podem morrer a cada ano nas mandíbulas de um crocodilo do Nilo.

Maior crocodilo africano, estes brutos primordiais chegam a um tamanho máximo de cerca de 6 metros e podem pesar até 730 quilogramas. Tamanhos médios, no entanto, são mais na gama 5 metros e 225 kg. Eles vivem em toda a África subsaariana, a Bacia do Nilo e Madagascar em rios, pântanos de água doce, e manguezais.

A dieta do crocodilo do Nilo é principalmente de peixe, mas ele irá atacar quase qualquer coisa que por infelicidade cruze seu caminho, incluindo zebras, hipopótamos, porcos-espinhos pequenos, pássaros e outros crocodilos. Ele também irá limpar carniça, e pode comer até metade do peso do próprio corpo em uma refeição.

Uma característica incomum deste predador temível é a sua natureza solidária como um pai. Onde a maioria dos répteis colocam seus ovos e seguem em frente, a mãe e o pai crocodilos do Nilo protegem ferozmente seus ninhos até a eclosão dos ovos, e muitas vezes eles vão rolar os ovos delicadamente na boca para ajudar os bebês para incubação emergir.

Caçadas perto da extinção na década de 1940 até os anos 1960, proteções locais e internacionais têm ajudado na maioria das áreas. Em algumas regiões, porém, poluição, caça e perda de habitat têm dizimado seus números.  
Fatos
 Tipo: Réptil
Dieta: Carnivora
Expectativa de vida média na natureza: 45 anos (estimativa)
Tamanho: 16 pés (5 m)
Peso: 500 lbs (225 kg)

Você sabia? 
Crocodilos mumificados e ovos de crocodilo foram descobertos em túmulos egípcios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...