quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Gatos pretos trazem má sorte? Qual a origem dessa crença?

Pura superstição.

Hoje eu descobri a origem das superstições que cercam gatos pretos, incluindo porque se um gato preto cruzar seu caminho é considerado má sorte.


Gatos pretos nem sempre foram o alvo de superstições, temidos, ou mesmo considerados de mau agouro. Na verdade, em tempos egípcios, que datam de 3000 A.C, os gatos (incluindo os pretos) foram as estrelas do rock do mundo animal, tomados em grande estima; matar um era considerado um crime capital. Foi na Idade Média na Europa que o estado da estrela do rock do gato preto começou a ir ladeira abaixo, quando começaram a ser associados com as chamadas bruxas. A histeria com bruxas que praticam magia negra tinha acabado de atingir a Europa e gatos de rua eram muitas vezes tratadas e alimentadas pelas pobres senhoras idosas solitárias (engraçado como algumas coisas nunca mudam) mais tarde acusadas de bruxaria.
Seus companheiros gatos, alguns dos quais eram negros, foram consideradas culpados de bruxaria por associação. Essa crença foi cravada quando um folclore envolvendo um pai e filho em Lincolnshire em 1560 começou. Os dois foram disseram ter viajado uma noite sem lua quando um gato preto cruzou seu caminho e engatinhou em um espaço apertado. Naturalmente, eles fizeram o que quaisquer caras fariam, eles atiraram pedras no felino peludo até que a criatura indefesa ferida correu para casa de uma mulher, que na época era suspeita de ser uma bruxa. No dia seguinte, o pai e o filho depararam com a mesma mulher e perceberam que ela estava mancando e ferida e acreditaram que, seria mais do que apenas uma coincidência. Daquele dia em diante, em Lincolnshire, pensava-se que as bruxas poderiam se transformar em gatos pretos durante a noite.


A crença de bruxas transformando-se em gatos pretos, a fim de espreitar ruas sem ser observadas se tornou uma crença central na América durante a caça às bruxas de Salem. Ainda hoje, a associação dos gatos pretos e bruxas mantém forte durante as celebrações do Dia das Bruxas, apesar começos religiosos do feriado. Assim, um animal, uma vez olhado com aprovação se tornou um símbolo de maus presságios em algumas partes do mundo.

No entanto, em algumas culturas, o gato preto é ainda reverenciado e um símbolo de boa sorte até hoje. O escocês acredita que a chegada de um gato preto estranho em casa significa prosperidade, enquanto Piratas do século 19 acreditavam que se um gato preto andando até você, é um sinal de má sorte, mas é boa sorte se ele anda longe de você. Na Midlands Inglesa, um gato preto como presente de casamento é imaginado para trazer boa sorte para a noiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...