domingo, 3 de abril de 2016

O que os cães sonham?

Muitas pessoas perguntam se os cães sonham e, em suma, a resposta é sim! Mas o que os cães sonham então?


Os cães Sonham Realmente?

Muitos proprietários de cachorros têm observado os movimentos de seus cães durante o sono e, portanto, acreditam que seus cães estão sonhando. Os tipos de coisas que as pessoas têm visto que os seus cães fazem durante o sono incluem choramingar, latir, patas em movimento, rosnar, as pernas tremendo, cheirar, pular para cima e olhar em volta, a lista continua.

Em apoio a esta ideia, há boa evidência científica que sugere que os cães realmente sonham assim como outros animais além deles. Os cientistas monitoraram a atividade cerebral de ratos, enquanto estivessem acordados e dormindo e eles observaram padrões semelhantes recorrentes quando o rato entra no sono o que sugere que os ratos sonhavam com o que eles estavam fazendo durante o dia.

Spitz Alemão ou Lulu da
Pomerânia
Durante o experimento, ao rato foi definido que o rato deveria ser solto em um labirinto e os cientistas, entretanto, monitoram e registraram os padrões de células cerebrais (neurônios) em um computador. Tal como nós, os ratos passam por vários estágios do sono, do sono de ondas lentas ao sono REM. Nos seres humanos, é durante o sono REM, que ocorre com maior parte dos sonhos. Os pesquisadores então examinaram mais de 40 episódios REM gravados enquanto os ratos dormiam. Cerca de metade repetiu a assinatura exclusiva de atividade cerebral quando o animal estava no labirinto. A correlação foi tão perto que os pesquisadores descobriram que quando o animal sonhava, eles poderiam reconstruir onde estaria no labirinto se caso estivesse acordado e se o animal estava sonhando em sair do labirinto ou parado.



Então, o que os cães Sonho então?

Estudos científicos semelhantes foram feitas com cães e gatos e os achados sugerem novamente que eles parecem estar a sonhar com as coisas que normalmente fazem durante o dia.

Assim, tal como os nossos sonhos refletem nossas emoções, preocupações, angústias e as coisas que acontecem na nossa vida, o mesmo parece ser verdade para cães e outros animais também.

Gostou desta página? Compartilhar ou dê um like usando os botões sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...