sexta-feira, 12 de outubro de 2012

9 animais com caras muito bizarras

9 bichos com caras bizarras

A natureza está cheia de bichos bonitos. São coelhos, tigres, ursos, pássaros, gatos, cães, girafas, peixes coloridos e filhotes fofos de praticamente qualquer animal para a gente admirar à vontade. Mas, para cada uma dessas gracinhas, há também uma criatura bem menos privilegiada, esteticamente falando, à solta. Sabe como é, para equilibrar a história. Eles estão por todos os lugares: no fundo do mar, nas florestas, nos desertos, em todo canto do globo. E uma coisa é bem certa: cruzar com um deles por aí é garantia de levar um susto nada agradável. Preparado? Acha que aguenta? Respire fundo, porque a bizarrice não é pouca.

TOUPEIRA NARIZ-DE-ESTRELA
Como enxerga mal, essa toupeira, que vive em partes do Canadá e dos Estados Unidos, tem um nariz especial para compensar a quase falta de visão. São 22 minitentáculos rosados, levemente nojentos e hipersensitivos, com a ajuda dos quais ela se guia e encontra comida – no caso, minhocas, lagartas e outros vermes que passam por perto.

MORCEGO NARIZ-DE-TUBO
Encontrada em Papua-Nova Guiné, essa espécie de morcego, que mede cerca de 6 cm, tem uma das caras mais estranhas entre os mamíferos. As orelhas amarelas lembram chifres. Os olhos, alaranjados, são pouco simpáticos. Mas o mais bizarro é nariz, em formato tubular. Não adianta, amigo: nem o sorrisinho salva.

BLOBFISH
Ele é uma gosma nariguda que mais parece um personagem de desenho animado. Tem essa aparência bonita porque seu corpo quase não tem músculos. Por isso, também, ele praticamente só flutua por aí, como uma água-viva.  Onde você encontra um desses? As chances são maiores nas costas da Austrália e da Tasmânia.

TÁRSIO FILIPINO
Ele é um dos menores primatas conhecidos: não tem mais de 15 cm de altura e pesa pouco mais de 100 g. Cabe na sua mão. Encontrado principalmente no sudeste das Filipinas, tem sofrido com a extração ilegal de madeira por lá, e corre risco de extinção. Com esses olhões esbugalhados, até que tem algum charme, vai.

PEIXE-MACHADINHA
O nome “machadinha” vem do formato do corpo. Ele vive no fundo dos oceanos, não passa de 12 cm e é completamente inofensivo, mas sua aparência é coisa de pesadelo. E diz aí: com essa cara de desespero, de coitadinho, ele não parece saído de uma versão oceânica da obra-prima de Edvard Munch, “O Grito”?

AIE-AIE
O aie-aie parece um morcego, principalmente por causa das orelhonas. Ou então um gremlin. Mas só parece. Ele é um lêmure nativo de Madagascar, que mede cerca de 30 centímetros e pesa pouco mais de dois quilos, e é perseguido pela população supersticiosa, que acha que o bicho traz má sorte (por que será?). Um pente, no mínimo, ia bem.

PEIXE-MORCEGO DE LÁBIOS VERMELHOS
A característica mais marcante desse peixe é que ele parece ter exagerado no batom. Isso sem falar no corpo achatado e no nariz, bem, exótico. E a descrição fica ainda mais bizarra: ele, peixe, nada mal. Então, usa suas nadadeiras para “andar” no chão do oceano. A espécie é encontrada nos Galapagos, em geral, a mais de 30 m de profundidade.

ANTA-DE-BAIRD
O maior animal da nossa lista (ele pode ultrapassar dois metros de comprimento e um metro de altura), é encontrado em países da América Central. À primeira vista, lembra um urso ou um lobo, animais de beleza até aceitável. Mas com essa carinha ligeiramente torta e sorrisão aberto. Como se não bastasse, têm só quatro dedos nas patas da frente. E  três nas de trás.

AXOLOTE
É uma espécie de salamandra, supersimpática, típica do México. Sorridente, com pele rosada e cerca de 20 cm, certamente faria sucesso como personagem de um filme infantil. O “penteado” exótico, de guelras avermelhadas que lembram penas, ajuda a compor o visual. A parte não-fofa: ele é considerado iguaria em algumas partes do país.

Por Thiago Perin
SUPERINTERESSANTE

Pelodiscus sinensis. Tartaruga que urina pela boca surpreende


Tartaruga que urina pela boca surpreende cientistas

BBC

Tartarugas chinesas de casco mole descartam urina através de suas bocas, segundo cientistas de Cingapura. Os biólogos ficaram inicialmente intrigados com o comportamento das tartarugas porque, apesar de usar seus pulmões para respirar, os animais, muitas vezes, mergulhavam a cabeça na água por longos períodos.

Ao observar o comportamento do animal e testar a água, acabaram descobrindo que o réptil havia excretado pela boca uma quantidade de urina muito superior à excretada pela cloaca. E, no longo período embaixo d'água, enxaguavam a boca.

A descoberta se soma a pesquisas anteriores, que sugeriam que as tartarugas têm tecidos da boca altamente especializados. O professor Ip Yeung Kwon e seus colegas da Universidade Nacional de Cingapura publicaram o estudo no Journal of Experimental Biology.

A espécie, Pelodiscus Sinensis, é encontrada em águas pantanosas e salobras, e é nativa de grande parte da Ásia Oriental. Suas bocas incomuns foram discutidas pela primeira vez por cientistas mais de um século atrás, quando pesquisadores sugeriram que os tecidos aveludados funcionariam de forma semelhante a brânquias nos peixes.

Os biólogos teorizaram que o tecido da boca poderia ter o papel de filtrar oxigênio e sal, mas, de acordo com Kwon, este processo não estaria "bem definido". No seu conjunto, as tartarugas respiram da mesma maneira que a maioria dos outros membros da família quelônio, que inclui jabutis, tartarugas e cágados.

Mergulhos de até 100 minutos
As tartarugas respiram puxando ar para os pulmões, mas observações da espécie mostraram que estes animais ocasionalmente submergem a cabeça na água por até 100 minutos.

Kwon e seus colegas trouxeram uma tartaruga para o laboratório para estudar como elas não se afogavam e investigar o que mais poderia estar acontecendo.

O movimento rítmico da garganta da tartaruga, sem falar do fato de que permaneciam vivas, sinalizou que o animal estava de fato de respirando durante estes períodos submersos.

Os cientistas também analisaram como a química da água mudou e encontraram aumento dos níveis de ureia. A maioria dos vertebrados expulsa ureia através da urina - filtrada nos rins. Em tartarugas, a ureia é descartada pela cloaca, o único orifício usado para descarte de resíduos e reprodução.

"Ao longo do período de estudo, a taxa de excreção de ureia através da boca foi significativamente maior, de 15 a 49 vezes, do que através da cloaca", disse o professor Kwon. "Estes resultados indicam, pela primeira vez, que movimentos da boca e da garganta estavam envolvidos na excreção de ureia."

Kwon disse à BBC que a capacidade de descartar resíduos através da boca é exclusiva desta espécie. Mas ele sugeriu que a capacidade poderia ser evolutivamente ligada à forma como alguns mamíferos, como morcegos, bovinos e caprinos, "reciclam" nitrogênio, excretando ureia através de sua saliva. "Ficamos muito surpresos com nossos resultados, porque é geralmente aceito que o rim é responsável pela excreção de ureia em vertebrados - exceto peixes", disse ele.

Tartarugas chinesas de casca mole são uma iguaria em muitas partes da Ásia e são criadas extensivamente. Uma pesquisa recente em 684 fazendas na China sugeriu que 91 milhões de tartarugas são vendidas a cada ano.

No entanto, as populações selvagens são classificadas como "vulneráveis" pela União Internacional para a Conservação da Natureza.


Taxonomia: Pertence ao gênero Pelodiscus. Este gênero é dividido em quatro espécies, sendo a mais conhecida a sinensis Pelodiscus. Possui duas subespécies. Até recentemente, era incluído no gênero Trionyx.

Espécies semelhantes: Tem hábitos muito semelhantes aos do resto das tartarugas da subfamília Trionychinae .

Morfologia: A mais peculiar destas tartarugas é que eles têm um casco duro, como é comum em tartarugas. Em vez disso, tem uma pele mais dura do que a dos pés e pescoço, que perde a sua função principal: a proteção. Em vez de essa proteção estas tartarugas têm mandíbulas fortes e se movem muito rapidamente na água.

Esta espécie tem a concha de azeite ou cinza, e pode ter alguns pontos de jovens negros. Ela tem um corpo muito plano, o que serve para nadar melhor e com menos esforço. As bordas do escudo são ligeiramente curvada para cima, o que lhes permite captar uma grande quantidade de luz solar sem sair da água. Sua cabeça e as pernas também são coloridos com pontos brancos e listras. As pernas são muito webbed. Eles têm um nariz em forma de chifre característica, a qual juntamente com a sua garganta longa permite-lhes respirar, sem ter que deslocar ao fundo do aquário.

Estes animais possuem um mecanismo único no reino Animal de excreção de ureia. Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura notaram que as tartarugas mergulhavam a cabeça em poças de água, quando os pântanos onde normalmente vivem secavam, levando-os a investigar mais a fundo. Resultados indicaram que a ureia excretada pelos rins apenas constituía 6% do total da ureia libertada para a água. Retirando-as da água e deixando apenas uma poça onde pudessem mergulhar a cabeça, notaram que o aumento de ureia na água era 50 vezes superior ao excretado pela cloaca. Ou seja, as tartarugas excretam ureia pela boca. Os investigadores descobriram também que uma classe especial de proteínas que permitem o transporte de ureia é expressa na boca destes animais. Presume-se que este seja um mecanismo que favorece a permanência destes répteis em águas salobras, uma vez que o método mais usual de excretar a ureia pelos rins exige o consumo de muita água, que em águas salobras contém muito sal.

Cães, gatos e até porco-espinho... site reúne fotos de animais no banho


Site reúne fotos de animais 'na hora do banho'
Seleção mostra cachorros, gatos e pássaros ensaboados.
Fotos também mostram animais exóticos como tigres e bichos-preguiça.

O site Buzzfeed separou uma seleção de imagens de animais fotografados na hora do banho. A compilação reúne imagens de cachorros, gatos, pássaros, coelhos e até animais mais inusitados como bichos-preguiça, tigres e até um porco-espinho.
Husky aproveita para relaxar na banheira durante o banho (Foto: Reprodução)

Um terrier simpático se diverte na pia enquanto toma banho (Foto: Reprodução)

Foto mostra um porco-espinho ensaboado (Foto: Reprodução)

Três bichos-preguiça relaxam em um balde durante o banho (Foto: Reprodução)

A seleção, com 30 fotos no total, pode ser acessada no site do Buzzfeed.

G1

domingo, 7 de outubro de 2012

Ovelha com 'cabeça invertida' leva vida normal; veja hit na web


Vídeo do YouTube mostra ovelha com a cabeça invertida

O novo sucesso animal do YouTube não é um gatinho fofinho ou cãozinho mostrando seus dotes em alguma tarefa engraçada. Mas sim uma ovelha, chamada Terry, que é diferente de todas as outras. O motivo? Sua cabeça é “invertida”, parecendo ter sofrido um giro de 180 graus. As reações ao caso são as mais variadas possíveis.
Terry tem a cabeça virada para trás (Foto: Reprodução)

Allan McNamara, técnico em computação, foi quem descobriu a ovelha na região de Middlesbrough, na Inglaterra. Ele foi passear com uma amiga em uma fazenda para andar a cavalo e, então, se deparou com o animal. Segundo ele, aparentemente, a “cabeça invertida” não afeta a vida de Terry.


“Não pude acreditar. Uma amiga minha tem um cavalo na fazenda e me mostrou. A cabeça dela é de cabeça para baixo, parece que foi girada 180 graus. Eu não sabia o que esperar quando cheguei lá. Não acredito que sinta dores, porque agiu de forma bem normal e dócil, como qualquer outra ovelha”, disse o rapaz, em entrevista ao jornal inglês Daily Mail.

Um perfil no site Imgur com fotos do animal já tem quase 7,5 mil visualizações em apenas três dias. No YouTube, o rapaz, cujo perfil é “MrMacca”, publicou um vídeo que dura pouco mais de um minuto, mostrando Terry em detalhes. Até o momento, são mais de 80 mil visualizações, porém o usuário bloqueou os comentários na postagem.

Antes disso, havia publicações dos mais variados tipos sobre a ovelha. Muita gente sentia pena dela, outras ironizavam o animal e boa parte dos internautas duvidava da veracidade da história. Não houve nenhuma explicação para a razão de Terry ter a cabeça invertida ou confirmação de onde é o local exato da fazenda onde a ovelha se encontra.

Confira o vídeo abaixo:



TechTudo

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...