quarta-feira, 8 de setembro de 2010

'Concavenator'. Dinossauro descoberto na Espanha teria saliência de 41 cm nas costas

Ossos revelam um animal carnívoro que viveu há 160 milhões de anos.
Descoberta foi divulgada na revista científica 'Nature'.


Pesquisadores da Espanha descobriram o fóssil quase completo de um dinossauro com uma saliência de 41 cm nas costas. Os ossos foram encontrados em Cuenca, na região de Las Hoyas.

Segundo os especialistas, o animal teria sido carnívoro. O exemplar do fóssil era um adulto e media cerca de 6 metros de comprimento.


Reprodução do 'Concavenator', dinossauro que teria vivido há 160 milhões de anos. O fóssil foi encontrado na região de Las Hoyas, na Espanha. A espécie teria 6 metros de comprimento. (Foto: AP Photo / Nature)

O dinossauro teria vivido há 160 milhões de anos e é conhecido como Concavenator. A corcova pontiaguda no dorso do animal serviria, segundo os cientistas, para comunicação entre os exemplares da espécie.

Outra possível explicação para o formato incomum foi apresentada pelo próprio descobridor do fóssil, Francisco Ortega. Para o especialista, a área do corpo do dinossauro poderia ser um depósito de gordura ou mesmo um mecanismo para regular a temperatura interna do animal.

O estudo foi divulgado na edição de 9 de setembro da revista científica Nature.

Do G1, com informações da AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...