quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Macacos Colobos, os símios sem polegares

MACACO COLOBOS

Características Físicas
O nome "colobos" é derivado da palavra grega para "mutilado", porque ao contrário de outros macacos, macacos colobos não têm polegares. Sua pele bonita preta contrasta fortemente com o manto branco e comprido, bigode e barba em torno do rosto e da cauda espessa branca. Os orientais em preto-e-branco são distinguíveis por uma capa em forma de U de cabelos brancos execução dos ombros para parte inferior das costas, enquanto o angolano preto-e-branco tem cabelos brancos e espraiando-se apenas nos ombros.


Habitat
Dois tipos de preto e branco macacos colobos são encontrados no Quênia aqueles que habitam as florestas costeiras e nas zonas interiores país de alta. Macacos Colobus Vermelhos também são encontrados no leste da África, mas são bastante raros. Dois outros tipos de macacos colubos na África são o preto e o verde-oliva.

A vida colobos em todos os tipos de florestas fechadas, incluindo as florestas de montanha e galeria. O bambu representa também o lugares de habitação popular para o colobo.

Comportamento
O colobo é arbóreo, acima de tudo os macacos africanos e raramente descem ao chão. Ele usa galhos como trampolins, pulando para cima e para baixo para começar a decolagem para saltos de até 50 pés. Eles saltam para cima e para baixo em seguida, caem com os braços estendidos e os pés para agarrar o ramo que vem. Seus cabelos e manto de coroa são acreditados para atuar como um pára-quedas durante esses saltos longos.


Esses vivem em bandos de 5 a 10 animais do sexo masculino-dominante, várias fêmeas e jovens. Cada tropa tem o seu próprio território, que é bem definido e defendido das outras tropas. Membros da tropa de adultos, especialmente os machos, fazem rugem e podem ser ouvidos ressoando por toda a floresta.

Luta com companheiros raramente ocorre. Não há estação de monta distintos, embora entre a maioria o acasalamento provavelmente ocorre durante a estação chuvosa. Uma fêmea amamenta seu filhote por mais de um ano, uma média de 20 meses se passa antes que ela dê à luz novamente. Outros membros da tropa, muitas vezes lidam com filhotes muito jovens. No primeiro mês, quando o filhote ainda tem uma cara-de-rosa, pode ser manuseado 3-5 vezes por hora em repousono grupos. A mortalidade infantil é elevada, embora os jovens sejam bem cuidadas.

O macaco recém-nascido colobos é coberto com pele branca, e em cerca de um mês começa gradualmente a mudar de cor, enfim ganhar a coloração adulta em preto e branco em cerca de 3 meses. O macaco infantil é agarrado ao abdômen da mãe, onde ela se apega à sua pele. À medida que amadurece, passa muito tempo jogando com sua mãe e alguns outros adultos e em cerca de 7 meses começa a tocar outros jovens. Os jogos que exercer os seus corpos.


Dieta
Macacos Colobos são estritamente comedores de folhas e passam a maior parte de seu tempo na copa das árvores, preferindo comer as folhas jovens encontrados lá. Os estômagos desse primata é complexos, eles podem digerir folhas maduras ou tóxicos que outros macacos não podem.

Fonte: AWF - Vida Selvagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...