domingo, 10 de outubro de 2010

O Camaleão pantera (Furcifer pardalis) - O mestre dos disfarces.

Olhe para cima em Madagascar, e você pode vislumbrar um caçador especialista calmamente atravessando galhos de árvores e arbustos, espreitando suas presas insetos. Ou talvez não. O camaleão pantera de 13 a 22 polegadas (33 a 56 centímetros), é um mestre dos disfarces. Em estado selvagem vive até dois anos, e uma fêmea pode colocar até duas dúzias de ovos em uma toca que ela escava no solo.

NA BOCA com um míssil
Extraordinariamente longa , línguas e olhos com  poderosos  giro que lhes dão praticamente 360 graus de visão  adicionando à pantera notável pacote de praticabilidade. Ambos os atributos permitem o camaleão atacar sua presa, de repente e à distância. Enquanto os movimentos do réptil lentamente, a língua é rápida como um chicote e coberta de muco viscoso, com músculos fortes no final que lhe permitem agarrar firmemente a sua presa.

O ágil camaleão também tem pernas fortes, terminando em dedos que formam o que parece duas pinças ou dígitos. Estes dedos são excelentes para agarrar em galhos e outras superfícies, aumentando a sua agilidade. Ele pode caminhar ao longo de um estreito braço e depois se levantar sobre as patas traseiras, coloque seus dedos do pé em um galho mais alto e levantar-se pelas suas patas - uma espécie de réptil com queixo-suspensor.

COR desse réptil  zangado
Coerente com o seu nome, a pele do animal pode mudar a cor dramaticamente, seja para camuflar - útil para a caça e defesa - ou para sinalizar o seu estado emocional. As cores brilhantes, geralmente, indicam excitação ou raiva.

Cor também pode indicar gênero. O camaleão pantera com coloração azul-esverdeada brilhante e manchas de amarelo vivo, rosa e vermelho, especialmente perto da cabeça, é um macho. Alguns machos são mais escuros, com um uniforme verde-escuro de cor mais clara e uma tarja correndo ao lado deles. Esses machos podem ser confundidos com fêmeas, cujas cores são geralmente silenciadas - laranja-pálido, azul claro, verde, cinza, marrom claro - embora eles se tornam mais brilhantes quando eles estão prontos para acasalar.
Tal como outros lagartos, pantera camaleão pode ser encontrada no banho de sol, tanto para aumentar a temperatura do corpo e para absorver vitamina D. De acordo com um estudo realizado na Texas Christian University, o pantera camaleão pode realmente avaliar seu níveis de vitamina D, e se eles ' já tiver ingerido quantidade suficiente de vitamina D através da sua alimentação, eles passam menos tempo no sol.

Camaleões panteras continuam abundantes em Madagascar, graças, em parte, aos controles rigorosos de comércio. (Escrito por Jacob Silverman, HowStuffWorks)


O Camaleão pantera (Furcifer pardalis) é uma espécie de camaleão. Ela vive no norte e leste de Madagascar em uma floresta tropical do bioma. Além disso, foi introduzida a ilha da Reunião e Ilhas Maurícias.


Os machos Camaleões-panteras podem crescer até 20 polegadas (50 cm) de comprimento, com uma duração típica de cerca de 17 polegadas (45 cm). As fêmeas são geralmente muito menores, cerca de metade do tamanho. Os machos são também têm mais cores vibrantes que as fêmeas. A coloração varia com a localização e os padrões de cor diferentes dos Camaleões-pantera são comumente referidos conforme as "localidades", que são nomeados após a localização geográfica em que se encontram. Camaleões-panteras das áreas de Nosy Be, Ankify e Ambanja são normalmente de um azul vibrante, enquanto os de Antsiranana e Sambava são vermelhos, verde ou laranja. As áreas de Maroantsetra e Tamatave produzem espécies principalmente vermelhos. Existem inúmeras nuances de outra cores e padrões diferentes entre as regiões. Camaleões-panteras fêmeas geralmente permanecem bege e marrom, com toques de pêssego rosa ou laranja brilhantes, não importa de que região elas sejam, mas há pequenas diferenças nos padrões e cores entre as fases de cor diferente.


Para os entusiastas de répteis, particularmente entusiastas do camaleão pantera, e camaleões velado são a melhor escolha para um animal de estimação. No entanto, eles são criaturas muito mimadas, que necessitam de um ambiente quase que exatamente preciso, que espelhe a de uma selva, e é demorado. Eles também exigem uma grande quantidade de suplementação de vitamina particular e ter uma dieta exigente, que consiste principalmente de grilos. Eles também comem larvas de farinha, vermes, cera e vermes manteiga, embora os dois últimos não são recomendados para períodos de tempo, pois são muito calóricas.
Camaleão pantera fêmea
Quando grávidas, ou carregando ovos, as fêmeas ficam no marrom escuro ou preto com listras laranja para indicar aos machos que não têm intenção de acasalamento. A coloração e o padrão exato de fêmeas ovadas varia dependendo da fase de cor do camaleão. Isso fornece uma maneira útil para distinguir entre os locais.

Também é um equívoco comum que camaleões de qualquer espécie pode mudar a cor para combinar com qualquer cor do ambiente que estão. Todos os camaleões têm uma gama de cores naturais com as quais nascem e é ditada pela sua espécie. Mudança de cor é, na sua maior parte, inconsciente. Ele é afetado pela temperatura, clima e luz. Se, por exemplo, a cor roxa não está dentro da gama de cores da sua espécie em particular que podem mudar, então eles nunca vão ficar roxo.


Camaleões-panteras podem viver até 10 anos em cativeiro. As fêmeas, se criados, muitas vezes, geralmente só vivem de 2-3 anos após a postura dos ovos (entre 5 e 8 embreagens) por causa do estresse colocado sobre seus corpos. As fêmeas colocam entre 10 e 40 ovos por desova, dependendo do consumo de alimentos e de nutrientes durante o período de desenvolvimento. Os ovos podem demorar entre 5 e 14 meses para eclodir. A maturidade sexual é alcançada em aproximadamente 6-7 meses de idade para as panteras de cativeiro, mas pode ser alcançado já em 5 meses de idade. Camaleões-panteras selvagens geralmente atingem a maturidade sexual com uma idade mínima de 7 meses.Geralmente, é relativamente fácil de sentir os ovos em um gravidez (ovo-rolamento) do estômago. As fêmeas, quando grávidas, vai se tornando bem mais rotundo nas últimas fases de desenvolvimento do ovo, e, por vezes, o contorno dos ovos pode ser visto até mesmo em seu estômago. Se um local adequado, postura de ovos não é fornecido para camaleões pelo proprietário, a fêmea irá reter os seus ovos e se tornar "ovo-confinado", onde ela será incapaz de transmitir os seus ovos. Esta é uma condição muito séria, e se não for travado a tempo por um veterinário e operados, normalmente resulta em morte.

Como a maioria das espécies de camaleões, o camaleão-pantera é muito territorial. Eles passam a maior parte de sua vida em isolamento, além de sessões de acasalamento. Quando dois machos entram em contato, eles vão mudar de cor e inflar seus corpos, tentando afirmar seu domínio. Muitas vezes essas batalhas finais nesta fase, com o perdedor recuar, voltando-se monótono e cores escuras. Ocasionalmente, o resultado mostra em combate físico, se nenhuma concorrente recua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar