Coiotes e texugos em particular desempenharam papéis comum no folclore de tribos ocidentais, incluindo as tribos Corvo, Planícies, Navajo e Chinook. Eles agiam como vizinhos, amigos e concorrentes em várias histórias, com o texugo normalmente servindo como papel de educado para o coiote perspicaz. A inspiração para essa relação recorrentes, sem dúvida, vem diretamente da natureza. Os nativos americanos foram os primeiros a reconhecer uma colaboração muito interessante entre coiotes e texugos: Eles ajudam uns aos outros, encontrar e capturar o alimento.
A palavra "coiote" vem de "coyotl", asteca que significa "trapaceiro". Estes membros do (cão) da família Canid são menores do que os lobos , pesando entre 9 e 16 kg. Suas presas naturais consiste de carniça, pequenos roedores e coelhos, mas eles também comem insetos , sapos , cobras e frutos [fonte: Texas Tech University ]. Os chacais são mais abundantes no Sul e no Centro-Oeste e expandiram norte e leste da Great Plains desde 1800. Você vai encontrar texugos em preto e branco, padrão americano no mesmo habitat. Relacionado a doninhas e gambás , texugos peludos vivem semelhante de pequenos roedores como os coiotes. Mas em vez de persegui-los acima do solo, como os caninos, texugos usam suas garras compridas e cabeças para cavar túneis e tocas subterrâneas.
Mas se os texugos e coiotes concorrer para a mesma presa, como e por que eles ajudam um ao outro?
Um estudo de 1992 realizado na Universidade da Califórnia do Departamento de Biologia da Vida Selvagem e Pesca confirmou o que os nativos americanos reconheceram séculos antes: Coyotes e texugos caçar juntos. Na verdade, você é muito mais provável que testemunha coiotes busca de comida ao lado de texugos de caça com coiotes outros. Geralmente, os cães selvagens sair em unidades familiares soltas ou levam uma vida solitária. Eles raramente caçam em bandos, mas as pradarias ea vegetação esparsa deserto pode tornar-se um desafio a perseguir a presa furtivamente [fonte: Minta, Minta e Lott ].
Quando os chacais e equipe de texugos, os pares pequena trilha, os animais escavadores como marmotas e terra esquilos . Se a presa está acima do solo, o coiote geralmente persegue-o, eo texugo assume a caçar a presa se desce no subsolo. E não só eles encontrar comida juntos, mas coiotes também ter mais sucesso nesta parceria que se ir sozinho. Coyotes com coortes de texugo pegar cerca de um terço esquilos mais de solo coiotes.
Isso não quer dizer que os dois animais são amigos - eles são essencialmente concorrentes para a mesma refeição. Em vez disso, tudo se resume à economia de energia. Texugos e coiotes economizam energia, compartilhando a carga de trabalho de captura de presas indescritível e veloz. Da mesma forma, cada animal, aproveita-se das adaptações do outro à caça. Coiotes tem visão aguçada para detectar presas de texugos. Por outro lado, texugos podem farejar a presa no subsolo. Diga o texugo está cavando ocupado por um esquilo, enquanto o coiote espreitam ao redor de cima. Um esquilo assustado explode diante de um buraco cavando para fugir das garras do texugo. O coiote está esperando por esse momento. Ela espia o esquilo correndo para longe e se lança com avidez.
Se um coiote faminto persegue um cão de pradaria, por exemplo, o texugo pode se beneficiar. Os traços do cão de pradaria em sua toca, e o texugo cava-se rapidamente perto da entrada . Ou se um coiote está patrulhando uma área, os roedores podem permanecer dentro de seus túneis subterrâneos para a protecção, dando ao texugo mais uma oportunidade para localizá-los.
Esta colaboração improvável tem existido desde que os seres humanos puderam notá-lo. Um exame mais detalhado do ambiente revela uma ampla variedade de relações simbióticas semelhantes na natureza. E assim como os nativos americanos teceram estas observações em seus contos, podemos retirar lições sobre a importância da cooperação e trabalho em equipe a partir de parcerias, como o texugo e o coiote.
A seguir vamos ver o trabalho cooperativo entre coiotes e texugos e os motivos que levam eles a trabalharem juntos, ou seja, a combinação de agilidade e habilidade de cavar sendo aliadas na hora de fazer a caçada. Segundo o documentário feito pela Animal Planet os coiotes não comem os texugos por que tem mais chance de sucesso na caçada junto com eles do que sozinhos. Veja o vídeo completo a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar