sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Acasalamento de leões

Não é incomum frequentadores de safári obter uma imagem de acasalamento de leão. Sim, você não precisa de um golpe de sorte, pois o processo de acasalamento dos leões tem a duração de até quatro dias período no qual eles realmente não se deslocam geograficamente, as suas chances de registrar este episódio são ótimas


O ABC do acasalamento de leões.

Quando uma leoa entra no cio, o macho enfrenta até 4 dias de relações sexuais constantes: até 50 vezes por dia. Calcula-se que para cada filhote que sobrevive ao ano de vida, seus pais terão tido 3.000 encontros íntimos.


Um macho pode acasalar com todas as fêmeas de seu grupo. Se houver mais de um macho maduro no grupo, todos eles podem acasalar com qualquer fêmea e são geralmente respeitosos uns dos outros com sua escolha.

A cópula acontece a cada 10 a 25 minutos e dura cerca de 20 segundos de cada vez. É iniciada por ambos os sexos, mas aparentemente com mais freqüência pela fêmea que é muito energético durante o seu estro.

O acasalamento de leões é ruidoso com rosnar e miados. Depois a fêmea geralmente rola de costas e dorme por pelo menos um minuto.

Entre eles praticamente ignoram-se mutuamente, mas, ao mesmo tempo, o macho fica muito perto da fêmea. Ele quer ter certeza de que ela não vai "fugir" e que seus genes serão passados ​​com êxito.

Eventualmente, a freqüência vai reduzir e finalmente termina quando o o macho e a fêmea, respectivamente, saem para se juntar ao grupo.

Se o acasalamento não fecunda, a leoa vai entrar em cio novamente em 16 dias. Se bem sucedido, haverá uma gestação de 3,5 meses.


2 comentários:

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...