Modelo associa 'pessimismo' ou 'otimismo' à tomada de decisões.
Veterinária e dona do cão Bingo preparam animal para raio X no hospital veterinário de Magdeburg (Alemanha) (Foto: Andreas Lander / AFP 30-9-2009 - FOTO ILUSTRATIVA) |
Numa revisão publicada na “The Proceedings of the Royal Society B”, pesquisadores descrevem um sistema que pode ajudar outros cientistas a medir o humor animal.
Por ser difícil julgar o estado emocional de um animal, os pesquisadores desenvolveram um modelo que correlaciona o estado emocional à tomada de decisões.
Um animal que, ao ouvir um farfalhar na floresta, adota uma postura de “segurança em primeiro lugar”, está provavelmente se sentindo pessimista, segundo o sistema. Inversamente, um animal sentindo-se otimista interpretaria esse mesmo farfalhar como uma possível presa.
Para criar o sistema, os pesquisadores usaram dados obtidos anteriormente com roedores, além de pesquisas prévias avaliando o humor de ovelhas e porcos quando inseridos em diferentes ambientes.
“Muito disso também vem de pesquisas em humanos”, disse Mike Mendl, pesquisador de comportamento animal da Escola de Ciência Veterinária Clínica, na Universidade de Bristol, e principal autor do estudo. “Mas os humanos são muito complicados. Com animais, podemos pensar sobre isso de uma forma mais simples.”
Sindya N. Bhanoo
Do ‘New York Times’
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar