Simon Allen, um biólogo marinho na universidade de Murdoch, disse que os golfinhos em Shark Bay são conhecidos por sua "notável variedade" de comportamentos sofisticados, incluindo o uso de esponjas como ferramentas e se encalhar intencionalmente em busca de peixes em águas rasas.
Golfinhos em Austrália Ocidental inventaram um truque para a captura do jantar. |
"Nós quase caimos fora do barco. Parecia um unicórnio", disse ele. "Foi um encontro fantástico da vida selvagem."
Eles pensaram que o golfinho possa ter vindo a utilizar o escudo como um brinquedo ou se exibindo para os cetáceos seus companheiros.
Quando olharam atentamente para as fotografias da exposição estranho, porém, seu objetivo foi revelado: para obter o conteúdo saboroso.
"As fotografias indicam o golfinho levantou a concha para fora da água e manipulando de tal forma a drenar a água e os peixes do reservatório", disse Allen.
A equipe tem visto outro golfinho - um macho chamado Guilherme, o Concherer - usando a "técnica da concha". A pesquisa foi publicada na revista acadêmica Marine Mammal Science.
Sr. Allen disse que era possível que os golfinhos aleatoriamente pegassem conchas vazias, na esperança de um peixe estar escondido dentro.
"Mas achamos que é muito mais provável que o peixe vá para o reservatório em busca de refúgio durante a perseguição."
Um golfinho com uma esponja em sua cabeça para proteção:. fotografias Simon Allen
Os golfinhos em Shark Bay também usam esponjas como "luvas" - protetor macio - para proteger seus focinhos como eles cavam em busca de alimento no fundo do mar - uma habilidade que é transmitido pelas mães aos seus descendentes.
Outra técnica de forrageamento chamado "kerplunking" também é comum, em que os golfinhos assustam os peixes fora da grama do mar golpeando suas caudas para produzir bolhas.
Fonte: Environment
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar