domingo, 3 de outubro de 2010

Por que os golfinhos são tão inteligentes?


O comportamento e a biologia dos golfinhos chamou a atenção dos seres humanos desde a antiguidade.

Mas a sua capacidade para treinar, a sua inteligência, a memória, a falta de fator coagulante do sangue, a sua capacidade de mergulhar a grandes profundidades, sem o perigo de embolia gasosa ter provocado o interesse dos pesquisadores.

A criação de oceanários facilitou a pesquisa sobre os golfinhos, como eles são muito mais difíceis de estudar em estado selvagem. Eles possuem uma grande capacidade de aprender e uma impressionante memória de longo prazo. Os golfinhos não imitar mecanicamente os movimentos são mostrados, mas estabelecer uma ligação entre os gestos, a voz ea intenção do treinador e que eles têm para fazer.

Existem muitas lendas urbanas ou coroa marinheiros contando sobre a sua inteligência e boa vontade para com os seres humanos: as pessoas naufragadas ou sustentada ajudou a chegar aos grupos da costa ou golfinho que dirigiu os barcos de pesca para cardumes de peixes.

Em alguns portos, os indivíduos entregues mascotes local, vindo regularmente no mesmo lugar, há décadas. Às vezes, os golfinhos pediu ajuda humana em caso de um companheiro enredado em um peixe

net ou um filhote ferido.

Golfinhos pertencem à ordem dos cetáceos, que também inclui as baleias. Existem 88 espécies de cetáceos, mas 73 são golfinhos e as baleias chamados dentes. Os cetáceos são mamíferos marinhos que 50 milhões de anos terrestres evoluíram a partir de mamíferos de casco, e que estão relacionadas com hipopótamos atuais.

Quando a caça ou a explorar seu ambiente, os golfinhos usam a ecolocalização empregando ultra-som, enquanto que em viagens longas eles parecem usar campos eletromagnéticos da Terra, dois sistemas de orientação também usado por ... morcegos!

inteligência dos golfinhos 'é impulsionado por um cérebro incomum grande (centro da foto, abaixo).

Um golfinho 120 kg possui um cérebro de 1,7 kg, enquanto que o cérebro humano pesa em média 1,4 kg.

Os cachalotes têm um cérebro kg 7-9, enquanto o baleias de barbatana de um cérebro kg 5-8.

Só os elefantes têm cérebros similares, de 6 kg de peso.

Na verdade, os primatas, cetáceos e elefantes são vistos como os mamíferos mais inteligentes.

Mas o cérebro dos golfinhos não é apenas grande, mas também complexo, com grandes hemisférios cerebrais e circunvoluções notavelmente alargado sobre o córtex.

As baleias de barbatana, foram encontrados para possuir em seus cérebros "ilhas" e fusiformes, que até agora só foram vistos em macacos e humanos. O desenvolvimento do córtex está ligada ao nível de inteligência em todos os mamíferos.

Os cientistas olharam para os fatores que produziram o grande cérebro dos golfinhos:

_O Possibilidade de circulação em todas as direções (frente, para trás, para cima, para baixo, à direita, à esquerda), enquanto seus ancestrais terrestres movido apenas em um plano bi-dimensional, o que desenvolveu o córtex motor;

_Fast Natação desenvolvido para a captura de presas muito rápido (de peixe, cefalópodes); de velocidade rápida e boa orientação espacial do organismo precisava de um sistema sensorial mais desenvolvido, incluindo o córtex sensorial;

_O Forte desenvolvimento do sentido auditivo, o que lhes permite perceber um grande espectro de sons, a partir de um hertz poucos a 200 Khz (todas as ondas sonoras acima de 20 kHz são ultra-sonografias, indetectável para os ouvidos humanos). Usando a ecolocalização do ultra-som, os golfinhos podem detectar alimentos (e da sua natureza, tamanho, distância) ou a presença de seus companheiros;

_grupos Vida ea caçada coletiva, que desencadeou o desenvolvimento de um complexo comportamento social e sistema de comunicação, baseado em sons (cliques e sussurros) e ultra-sonografias;

_O Alimentos ricos em proteína reforçado o desenvolvimento do cérebro;

permanece prole _The por um longo tempo com seus pais, então eles recebem um longo tempo "formação" e de transmissão de experiências individuais (o chamado "cultura", tão típico de populações humanas e entre os animais encontrados até agora em chimpanzés).

E os golfinhos vivem o suficiente para a transmissão cultural (cerca de 30-40 anos). Na verdade, os cientistas ainda descobriram que cada população de golfinhos tem seu próprio dialeto, e os golfinhos pertencentes a populações diferentes não podem compreender os chamados dos outros. Mas é errado comparar golfinhos com os humanos, como as causas que desencadearam o desenvolvimento do cérebro nos dois ramos evolutivos diferentes. Nos golfinhos, o alto nível de inteligência surgiram como uma adaptação ao meio aquático.

http://news.softpedia.com/news/Why-Are-Dolphins-So-Intelligent-46144.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...