segunda-feira, 9 de maio de 2011

8 fatos surpreendentes sobre o grande tubarão branco

Créditos de imagem: Carl Roessler
É difícil acionar a simpatia do público com uma cabeça gigante cônica, um conjunto de enormes afiados dentes serrilhados, um apetite carnívoro, um sorriso malicioso e uma reputação de "devorador de homens". O menor encontro com as pessoas é o suficiente para encher as manchetes.

1. O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um corpo forte como foguete de até 7,2 metros de comprimento e pesando até 3,4 toneladas, o grande tubarão branco é o maior peixe predador do mundo, mesmo com 6,4 metros de comprimento e pesando 2 de toneladas). As espécies ameaçadas são protegidas nas águas da África do Sul, Austrália, Brasil, Namíbia e EUA, também no mar Mediterrâneo. Apenas a baleia orca e espermatozóides correspondem ao tubarão branco entre predadores oceano. Paradoxalmente, a mais temida e perigosa de tubarões, o tubarão branco, também está entre os mais protegidos e também a mais ameaçada.

2. O tubarão branco caça de peixes (incluindo outros tubarões)  focas e golfinhos, lulas, tartarugas e aves marinhas, mas como ele envelhece, ele fica maior e mais lento, preferindo focas, pinguins e cadáveres (principalmente de baleias).

3.Para a caça, os tubarões têm afiados visão, olfato e audição (eles captam sons de 2 km (1,2 milhas) de distância). A linha lateral ajuda a detectar vibrações produzidas por uma luta na água, como um peixe lanceado (é por isso que se pescar com um arbalet, retirar da água os peixes furou o mais rápido possível. Eles também têm a ampolas de Lorenzini, pequenas canais localizados em volta das narinas que permitem que os tubarões detectem campos elétricos fracos com o coração batendo, as brânquias ou músculos em movimentos de natação de presas possíveis. Isso permite que eles se sintam o campo magnético da Terra (saber onde o norte e sul estão localizados).

4. Despiste seu nome, o grande tubarão branco não é completamente branco. A parte dorsal é cinza-escuro e na parte ventral é branca, as duas cores reunião de uma linha irregular que se forma um padrão específico para cada indivíduo (como manchas girafa). Esta coloração faz com que o tubarão difícil de ver à distância, quando na água.

5. O corpo fusiforme e as costas triangular curbed aletas permitem aos tubarões deslizar na água como torpedos. Uma questão estranha é a cauda do tubarão branco: na maioria dos tubarões é assimétrico, enquanto que neste caso é simétrico. As barbatanas peitorais ajudam a subir para cima de tubarão e se o tubarão nada muito lento, ele afunda, mesmo se a sua capacidade de flutuação é garantida pela leaver, que faz 25% do peso do tubarão. Como muitas espécies de tubarão, o grande tubarão branco tem que nadar continuamente para que a água rica em oxigênio entre em suas brânquias através de sua boca. É por isso que os tubarões sempre exibem aquele sorriso de congelamento.

6. O que torna o grande tubarão branco e seus parentes da família Lamnidae (outras duas espécies de tubarão mako, tubarão-anequim eo tubarão salmão) diferente é o seu sistema circulatório. A temperatura do sangue desses tubarões é 3-5 "C maior que a da água. Isso acelera a digestão e aumenta a força muscular e a resistência. Por exemplo, o tubarão mako, que se alimenta de peixes rápidos oceânicos como o atum (que têm um sistema circulatório semelhante) em rajadas podem atingir os 100 km (62 milhas) por hora.

7.  As atuais 368 espécies de tubarões, apenas 20 são perigosas para os seres humanos. Destas, quatro são responsáveis ​​por quase 60-70 ataques de tubarão registrados anualmente no mundo. Até 11 destes ataques são mortais. Em 2006, 62 pessoas foram atacadas e 4 morreram. 38 ataques ocorridos nos EUA, 7, na Austrália, quatro na África do Sul, 3 no Brasil, 2, nas Bahamas e um para cada um dos seguintes: Fiji, Guam, México, Nova Zelândia, Porto Rico, La Reunion, Espanha e Tonga. Os quatro atentados ocorreram na Austrália, Brasil, La Reunion e Tonga.

As espécies culpadas são o tubarão-touro, tubarão-tigre, tubarão-branco de ponta e o tubarão-branco. Surpreendentemente, 55 a 80% das vítimas do ataque de um grande tubarão branco sobrevivem. Os grandes tubarões brancos podem de repente atacar banhistas, surfistas e barcos, afundando-os, mas os humanos não parecem representar seu prato favorito. O tubarão-branco morde uma vez com força e libera a vítima, causando feridas profundas, sem qualquer rasgo. Este é um método de caça sofisticado: se a presa não é morta por este primeiro ataque / mordida, o tubarão deixa escapar para a superfície apenas para provocar um segundo ataque quando a vítima já está debilitado pelo sangramento maciço.

Por que o grande tubarão proceder assim? Acredita-se que por causa dos olhos. Ao contrário de outros tubarões, esta espécie não tem um olho com membrana nictitante de proteção. O grande tubarão roda os olhos na tomada quando engasga com a presa. Os olhos podem ser expostas ao golpe de uma garra, é por isso que depois de causar o ataque mortal, os tubarões liberam sua presa.
De repente, o assassino se levanta das ondas para pegar o manequim de uma foca em suas mandíbulas
O fotógrafo Michael Rutzen, de 40 anos, usou uma foca de brinquedo para reproduzir o poder de caça do grande tubarão branco. Ele pendurou a foca a cerca de 1,5 metro de distância de seu barco e conseguiu registrar um tubarão branco de seis metros de comprimento saltando quase quatro metros de altura para capturar a presa em False Bay, na África do Sul.
Devido a esse comportamento, muitas vítimas humanas poderiam ser salvas. Isso foi possível também porque o tubarão branco não atingiu frenesi quando o sangue cheirando. Esta primeira mordida também permite que o tubarão para provar a sua vítima. O tubarão-branco prefere presas de gordura, como focas, que fornecem a grande quantidade de energia necessária pelo seu estilo de vida ativo em águas frias. A carne humana não é gordo, é por isso que a maioria dos tubarões brancos acabar com os ataques após a picada do punho, mas o que pode ter consequências como a mordida de um gosto em seres humanos!

As pesquisas comprovam que o dano assassino parece ser devida em vez de dentes afiados em forma de serra e não a mera força de mordida. Ao aplicar a mordida, o tubarão freqüentemente agita as presas de um lado para outro para produzir uma ação de corte. Depois disso, o tubarão deixa a vítima sangrar até a morte. Mesmo assim, o grande tubarão branco continua a ser o tubarão mais perigoso, devido ao seu tamanho solidez e velocidade.

Muitas pessoas que vivem no mar dizem que a criatura não tem um dente por carne humana. Estes tubarões parecem pessoas preferiria evitar. Jacques-Ives Cousteau contou uma reunião com um grande tubarão branco de Cabo Verde, quando o animal fugiu rapidamente deixando para trás uma nuvem de fezes ...

A espécie tem uma imagem negativa acentuada pelo filme "Tubarão" dos anos 70. Isso o tornou um troféu de caça, e logo um dente de tubarão branco custa US $ 1.000 e um conjunto completo de 20.000 dólares. Mas sem dúvida, a maioria grandes tubarões brancos são mortos por redes de pesca e pela caça de barbatanas de tubarão usado para fazer a infame sopa chinês.

8. Hoje, o maior tubarão é o grande tubarão branco. Mas o Procarcharodon megaladon, um parente do grande tubarão branco, que viveu 65 milhões de anos, tinha 13 m (44 pés) de comprimento! Poderia ter caçado baleias ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...