O hipopótamo tem uma boca enorme. "Quando se sente ameaçado, ele mostra os dentes para o predador, e assim o bicho sai de perto
O hipopótamo tem a maior boca entre os animais terrestres. É herbívoro e come 80 kg de vegetais por dia. Tem quatro caninos bem grandões, com até 60 cm no macho e 30 cm na fêmea, que servem como arma de defesa; os demais dentes são achatados para facilitar a mastigação.
Vive em bandos, com um macho dominador e 15 fêmeas (namora com todas). Quando outro se aproxima, o dono do território mostra os dentes para espantá-lo. Só ataca quando se sente ameaçado. É o animal que mais mata humanos.
Vive próximo de rios, onde fica imerso e até dorme. O corpo elimina substância vermelha, como se fosse suor, para criar barreira contra os raios solares, pois a pele tem poucos pelos e é muito sensível. Por isso, alimenta-se no final da tarde e à noite, quando não está tão calor.
O corpo do hipopótamo é muito adaptado ao seu modo de vida, o que é essencial para sua sobrevivência. Na água, é muito rápido, conseguindo até lutar contra crocodilos enquanto está submerso. Em terra, pode correr a mais de 50 km/h.
O macho adulto pesa quase 4.000 kg e a fêmea 2.500 kg. É um dos maiores mamíferos terrestres, atrás do elefante e do rinoceronte. A fêmea tem um filhote por gestação, que dura oito meses. O bebê pesa 50 kg.
Baleia é a campeã no mar
Entre os animais marinhos, a baleia- azul (que não é azul, é cinza-azulada) é dona da maior boca. Dentro dela, caberia um hipopótamo! Só a língua pesa 3.000 kg. No entanto, sua garganta é muito pequena, por isso não consegue engolir alimentos grandes. Da mesma forma que outras baleias, alimenta-se de pequenos peixes e outros animais marinhos. No lugar de dentes, tem uma espécie de peneira (chamada cerdas bucais) por onde passa a comida. É o maior animal do planeta, com até 34 m e 150 mil kg.
Ela é uma das 17 espécies conhecidas de baleia. Dessas, oito visitam o Brasil, inclusive a azul, mas é raro vê-las porque vivem em alto mar, longe da praia, onde a água é mais fria. Os sons que emite podem viajar até 160 quilômetros, o que permite a comunicação com as mais distantes.
Há quem confunda baleia com orca, mas são diferentes. Pertencem à mesma ordem, a dos cetáceos (mamíferos marinhos). O grupo se divide em dois, o que tem dentes, como orca e golfinho, e o dos desdentados, como baleia, que tem cerdas bucais. Essa é a maior diferença entre elas.
Outros bicudos
Tamanho não é documento! Pelo menos entre alguns bichos. Confira:
O sapo, apesar de pequeno, tem boca larga e grandona para que possa devorar insetos grandes, quase do seu tamanho. Na hora do rango, solta a língua para capturá-lo.
A cobra consegue engolir o que é três vezes e meia maior do que o tamanho da abertura da sua boca. Assim, a sucuri, maior cobra brasileira, pode comer um cão ou filhote de boi. Isso porque os ossos da cabeça são móveis, permitindo abrir a boca em até 150º (o humano só consegue 40º). Como a digestão é lenta, passa muito tempo sem se alimentar.
Jacaré e crocodilo têm bocona, mas a diferença está nos dentes, que são adaptados para dilacerar a presa, já que não mastigam. Quando perdem um dente, nasce outro no lugar.
Felinos, como leão e tigre, não têm boca tão grande, mas seus dentes pontiagudos e afiados ajudam a cortar a presa que caçam.
dgabc.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 Curiosidades sobre Cobras
30 Perguntas e Respostas sobre Cobras Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...
-
O tigre é o maior dos gatos e é uma máquina perfeita para matar com uma combinação superior de poder, esperteza e agilidade. ...
-
Esta é uma batalha entre os dois mais ferozes animais do oceano. Grande Tubarão Branco é o maior peixe predatório do planeta e ...
-
O que significa sonhar com um dálmata? Os analistas concordam que sonhos com um dálmata define uma pessoa que an...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar