segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Filhote de anta brasileira ameaçada nasce em zoológico britânico

Filhote de anta brasileira ameaçada nasce em zoológico britânico



Espécie está ameaçada de extinção por causa da caça e da destruição de seu habitat natural

Dexter, como outros filhotes de anta, nasceu rajado e com pintas, que vão desaparecer com o tempo
Um filhote de anta brasileira, animal considerado ameaçado no Brasil, é o mais novo recém-chegado em um zoológico em Devon, no sudoeste da Inglaterra.

Batizado de Dexter, o filhote nasceu no dia 5 de fevereiro no zoo de Paignton, que nos últimos 11 anos viu o nascimento de outros seis desses animais.

"Há poucos filhotes tão fofos quanto os de anta", disse o porta-voz do zoo, Neil Bemment. "É sempre uma boa notícia cruzar uma espécie tão popular e carismática."
Foto: Zoológico de Paignton
Dexter nasceu com pele rajada e algumas pintas, que desaparecerão após alguns meses para dar lugar à pele escura característica dos indivíduos adultos.

As antas brasileiras, nativas de quase todos os países sul-americanos, são consideradas em risco de extinção na maior parte dos ecossistemas onde existem no Brasil por causa da destruição de seus habitats naturais e pela prática da caça.

Estes animais vivem em áreas de florestas e savanas, alimentando-se de grama, folhagens, brotos, frutas e vegetação aquática. O período de gestação de um filhote de anta dura 13 meses.

"O nariz da anta, curto, carnudo e em formato de tronco, ajuda o animal a farejar pela floresta, e funciona como um dedo sensível capaz de arrancar folhas e galhos", disse o porta-voz do zoológico.

"Além disso, é um ótimo tubo de respiração quando ela está tomando banho. As antas adoram a água e são excelente nadadoras." [BBC Brasil]



A anta é um grande mamífero que, apesar de sua aparência como porco, acredita-se ser mais intimamente relacionado com cavalos e rinocerontes . A anta é encontrado em florestas densas húmidas, nas regiões mais temperadas do hemisfério sul.

Existem quatro espécies conhecidas de hoje anta, todos os quais são classificadas como ameaçadas de extinção. As diferentes espécies de anta são a anta de Baird, que é nativa da América Central e nas regiões setentrionais da América do Sul. O Tapir Baird pode ser identificada pelo facto de que esta espécie de anta tem uma cor creme marcação sobre a sua face. O Tapir Malayan (também conhecido como o Tapir asiática) é o maior das espécies de anta e tem uma banda distinta branco através dela do corpo. A anta malaia uma vez percorriam as florestas tropicais de todo o Sudeste da Ásia , mas hoje o Tapir da Malásia tem um alcance muito menor, principalmente devido ao habitat perda. O Tapir da Montanha é a menor das quatro espécies de anta e diferentes (como o nome sugere) que habita as regiões mais montanhosas, em vez de florestas de várzea. O tapir da montanha é encontrado nas florestas no alto dos Andes montanhas em toda a Colômbia, Equador e norte do Peru partes. O Tapir brasileiro (também conhecido como o sul-americano Tapir) é conhecido por ser um nadador fantástico eo Tapir brasileiro é encontrado geralmente perto da água na Amazônia.

A anta é um herbívoro e passa o tempo navegando por comida para comer. A anta come folhas, galhos, ramos, flores, brotos, frutos, frutas e plantas aquáticas. Devido ao seu grande tamanho, a anta tem poucos naturais predadores em sua ambiente, mas é conhecido por ser presa por cima selvagens gatos como tigres , onças e suçuaranas , juntamente com grandes répteis como crocodilos e até mesmo o estranho cobra . O humano se acredita ser o mais comum predador da anta que tenham sido caçados para alimentação e até mesmo domesticados em algumas áreas.

As antas têm um nariz longo e flexível (semelhante à tromba de um elefante, mas nada perto do tamanho). A anta usa sua tromba preênsil para agarrar folhas e galhos de arbustos e árvores baixas. Apesar disso, sua construção atarracado, antas são conhecidos por serem nadadoras fantásticas e antas, portanto, gastam uma grande parte do tempo perto da água que as antas usar para esfriar. As antas são ainda conhecidas por mergulhar nas águas rasas, a fim de se alimentar de plantas aquáticas exuberantes.

Antas tendem a escolher parceiros nos meses mais frios de abril e maio. Depois de um período de gestação de mais de um ano, a anta fêmea dá nascimentos de apenas um bebê anta um. Quando a anta bebê nasce, ele pesa em torno de 10 kg e as antas do bebê também tem um casaco listrado particularmente em comparação com as antas adultas. Feminino antas são pensados ​​para produzir a cada dois anos, e as antas do bebê tendem a deixar sua mãe quando têm entre 2 e 3 anos de idade.

Hoje em dia, todas as quatro espécies de anta são consideradas a ser afectada. Isto é principalmente devido ao desmatamento e fazer habitat , perda e sobre a caça de antas por seres humanos . Humanos caçaram antas, tanto para sua carne e sua pele coriácea.

As antas são solitários animais com exceção da estação de acasalamento, a anta mãe amamentar o bebê anta. Devido ao facto de que antas são muito tímidas animais , tem havido pouca interacção entre os seres humanos e antas selvagens (além de caçadores). No entanto, as antas são conhecidos para se defender usando suas poderosas mandíbulas e, embora raros, ataques de anta em seres humanos são conhecidos por ocorrer. A maior parte dos danos a anta vai embora geralmente fazem é dar-lhe uma mordida desagradável!

Fonte: a-z-animals.com/animals/tapir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...