domingo, 14 de abril de 2013

62 fatos interessantes sobre pandas


1. A vida de pandas gigantes na natureza é de aproximadamente 20 anos. Pandas em cativeiro podem viver até os 25-30 anos de idade. 

2. A definição dos olhos de um filhote de panda gigante são inicialmente na forma de um círculo. Quando o filhote cresce, os círculos se tornam da forma de uma lágrima.

3. Os pandas gigantes estão à beira da extinção, com pouco mais de 1.000 pandas no mundo. Os cientistas esperam aumentar a população do panda selvagem para 5.000 em 2025.

4. O panda gigante tem estado uma lista de espécies ameaçadas desde 1990. As ameaças mais significativas para os pandas são a perda de habitat e a caça furtiva. A China é apenas cerca de 5% maior do que os EUA na área, mas tem quatro vezes a população estadunidense.

5. Muitos filósofos chineses acreditam que o universo é feito de duas forças opostas, o Yin e o Yang. O panda é um símbolo dessa filosofia com a sua pele em preto-e-branco contrastante. Os chineses acreditam que a natureza delicada do panda demonstra como o Yin e o Yang trazem paz e harmonia quando são equilibrados.

6. Pandas são um símbolo de paz na China. Por exemplo, centenas de anos atrás, tribos hostis na China iriam levantar uma bandeira com a imagem de um panda para parar uma batalha ou fazer uma trégua.

7. Pandas vivem na Terra há dois ou três milhões de anos.

8. O panda vermelho e o panda gigante compartilham o mesmo habitat e dieta, e ambos os animais também estão em perigo. No entanto, testes científicos mostram que o panda vermelho é da família guaxinim, enquanto o panda gigante é da família do urso. Alguns cientistas acreditam que o panda gigante é tão especial que deveria pertencer ao seu próprio grupo familiar.

9. Segundo a lenda, o panda era uma vez um urso todo branco. Quando uma menina tentou salvar um filhote de panda de ser atacado por um leopardo, o leopardo matou a garota em seu lugar. Pandas vieram para o funeral vestindo braçadeiras de cinzas negras. Como eles enxugaram os olhos, se abraçaram, e cobriram os ouvidos, eles se manchadas as cinzas negras.

10. Pandas podem ficar de pé, mas suas pernas traseiras curtas não são fortes o suficiente para suportar seus corpos. Os Ossos do panda são duas vezes mais pesados que os ossos de outros animais do mesmo tamanho.

11. Pandas são como pombos, em outras palavras, eles andam com as patas da frente voltada para dentro.

12. Pandas não correm rápido. O mais rápido dos ursos é o urso preto, que pode executar 35 quilômetros por hora. Isso é quase tão rápido quanto um cavalo ou veado.

13. Pandas fêmeas ovulam uma vez por ano. Elas são férteis apenas  dois ou três dias no ano.

14. Filhotes de panda gigante geralmente nascem em agosto ou setembro e são do tamanho de um pedaço de manteiga. Um filhote tem a pele cor de rosa, uma fina camada de pele branca, uma longa cauda, ​​e sem dentes. Seus olhos estão fechados. Até o final do primeiro mês, o bebê panda tem todos os seus pontos. Seus olhos ficam abertos em torno de 4-6 semanas. Um bebê panda tem que chegar a quase 2 meses de idade, antes que seja do tamanho de um bebê humano médio recém-nascido. Um bebê tem quase 2 anos de idade, quando ele deixa sua mãe.

15. Pandas confiam menos na memória visual do que na memória espacial para localizar área de um companheiro. Memória espacial é definida como a capacidade ao se lembrar de um local.

16. Leva cerca de cinco anos para um filhote de fêmea se tornar um adulto e até sete anos para um filhote macho.

17. Há apenas cerca de 240 pandas em cativeiro no mundo. Eles são todos parte de um programa de melhoramento.

18. O ancestral do panda gigante é o Ailurarctos ("gato urso"), que é um gênero extinto do panda chinês que viveu 8.000 mil anos atrás. O crânio de outro antepassado, Ailuropoda microta, mostra que era metade do tamanho de um panda gigante dos dias modernos. A pesquisa mostra que nos últimos 3 milhões de anos, os pandas gigantes evoluíram como uma linhagem separada outros ursos.

19. Pandas têm pés plantígrados. Isso significa que o pé inteiro (dedos dos pés e calcanhar) toca o chão ao caminhar, que é semelhante a como os humanos, ursos e outros roedores. Outros animais, como cães, gatos e cavalos andam com o seu peso em seus dedos.

20. Fêmeas pandas em cativeiro dão à luz gêmeos com mais freqüência do que as mães no estado selvagem.

21. Mais da metade dos pandas recém-nascidos morrem de doenças ou são acidentalmente esmagados por suas mães.

22. De 1974-1989, a metade do habitat do panda em áreas da China Sichuan foi destruída pela atividade humana.

23. Um casal de pandas em reprodução precisa de mais de 11 quilômetros quadrados de terra. Uma panda gigante geralmente precisa de entre 2,5 e 4 quilômetros quadrados de terra para sobreviver.

24. Uma pele panda vale entre US $ 60.000 e US $ 100.000 no mercado de comércio ilegal.

25. Pandas jovens permanecem com as mães por até três anos, o que significa que um panda selvagem podem levantar apenas três ou quatro filhotes em uma vida.

26. O panda gasta 14-16 horas por dia comendo bambu.

27. pesquisadores contaram-11 chamadas diferentes de pandas, quatro delas são usados ​​apenas na busca de um companheiro.

28. Um panda gigante adulto pesa cerca de 200-300 libras (90-135 kg).

29. Uma mãe panda é 900 vezes maior do que seu filhote recém-nascido

30. De quatro, um panda gigante ficar cerca de 0,9 m de altura no ombro e mede cerca de 1,5 m de comprimento. Os machos são cerca de 10% maiores que as fêmeas.

31. Embora pele de um panda gigante parece sedosa e macia, é bem grossa e dura. O cabelo de um panda gigante adulto pode crescer até 10 cm de comprimento.

32. Os cientistas não tem certeza por que o panda gigante tem marcas que tem. Alguns biólogos acreditam que as cores do panda são camuflagem de luz e escuridão para ajudar o couro panda nas sombras em uma floresta de bambu. Outros cientistas acreditam que as marcações em preto e branco ajudam o panda manter uma temperatura constante, ou que as cores ajudam o panda gigante evitar outros pandas. Ainda outros biólogos acreditam que o panda grandes ocelos negros fazem seus olhos parecerem maiores e seu olhar mais agressivo.

32. O rosto de um panda gigante é bonito, mas não é gordinho. Ele recebe sua forma de músculos das bochechas enormes. Na verdade, a mandíbula de um panda gigante e músculos das bochechas são tão poderosos que um panda pode facilmente mastigar um prato de alumínio em pedaços minúsculos. Eles também podem facilmente morder através de um caule grosso de bambu. Os seres humanos têm problemas para cortar o talo mesmo com um machado.

33. A garganta de um panda tem um revestimento especial para protegê-lo a partir de lascas de bambu.

34. Os pandas gigantes têm 42 dentes. Como seres humanos, os pandas gigantes têm dois conjuntos de dentes em sua vida.

35. Existe apenas uma espécie de pandas (Ailuropoda melanoleuca ou "pé de gato preto-e-branco"). Pandas selvagens vivem apenas em pequenos bolsões de terra no sudoeste da China.

36. Os chineses chamam de Pandas Gigantes daxiongmao ou "gato grande urso". Pandas também foram conhecidos como "animal de rapina", "leopardo branco ", "besta de comer ferro" e "urso do bambu."

37. A palavra "panda" pode ter se desenvolvido a partir da palavra do Nepal Poonya, que significa "animal de comer bambu" ou "animal herbívoro."

38. Depois que Richard Nixon visitou a China em 1972, ele recebeu dois pandas do líder chinês, Mao. Os dois pandas, Ling-Ling e Hsing-Hsing, foram colocados no Zoológico Nacional em Washington DC. Mais de 1 milhão de pessoas visitaram durante seu primeiro ano lá. Nixon foi o primeiro presidente dos EUA a visitar a China.


39. Um processo todo para panda acasalar eva apenas cerca de dois ou três dias. Depois de terem acasalado, fêmeas expulsam os machos de seu território e criam seus filhotes por conta própria.

40. O período de gestação dos pandas gigantes varia de  97-163 dias. Este amplo período é devido à implantação retardada, o que significa que depois que uma panda gigante engravida, o filhote começa a crescer somente se a panda mãe for capaz de obter comida suficiente. Uma vez que o filhote começa a se desenvolver, leva cerca de 45-60 dias antes de nascer.

40. Um panda gigante, geralmente, dá à luz um filhote único. Às vezes nascem gêmeos, mas quando isso acontece, a mãe normalmente ignora o mais fraco filhote. Ela não tem energia suficiente para cuidar de dois filhotes.

41. O panda gigante primeiro a nascer em cativeiro nasceu em um zoológico de Pequim, em 1963.

42. Os pandas gigantes foram expulsos das áreas de várzea onde eles moravam e agora só se encontram nas províncias chinesas de Sichuan, Gansu e Shaanxi. As florestas nessas províncias são muito úmidas e chuvosas. Em um ano, a floresta pode receber até 50 centímetros de chuva e neve.

43. Os pandas gigantes não hibernam porque sua dieta de bambu não lhes permitirá construir suficientes reservas de gordura para o inverno.

44. Grande parte dos alimentos que um panda gigante come não é digerida. Um panda gigante adulto na primavera pode produzir cerca de 62 quilos de fezes em 24 horas.

45. Há 300 espécies de bambu na China. Há cerca de 25 tipos diferentes nas montanhas, onde os pandas vivem. Pandas especialmente gostam de comer bambu dourado.

46. Embora 99% da sua dieta seja de bambu, o sistema digestivo de um panda é projetado para a carne. Na verdade, os pandas absorver apenas 20% -30% de nutrientes de bambu. Comedores de plantas, tais como veados absorvem cerca de 80%. Isto significa que o panda tem que comer a maior parte do tempo que está acordado para obter nutrientes suficientes para sobreviver.

47. A tribo de Sichuan na China acredita que o panda pode urinar uma agulha devido a ingestão dos bambus. Eles também acreditam que dormir sobre uma pele de panda ajuda afastar fantasmas e ajuda a prever o futuro. Na dinastia Quin (220 aC), um dicionário antigo chamado Er Ya, afirmou que a pele de panda poderia ajudar no controle da menstruação controle.

48. Mantendo ainda um único panda em um zoológico é caro. Um panda custa cinco vezes mais para manter do que o próximo animal mais caro, um elefante. C
Em média, um panda come 25-30 libras de bambu em um dia. Na primavera, um panda pode comer 100 quilos em um dia.

49. Um panda gigante pode descascar e comer um broto de bambu em cerca de 40 segundos.

50. Não há representações artísticas gravadas de pandas gigantes antes do século 20.

51. O bambu atinge o seu ciclo de floração a cada 30-120 anos. Depois que as flores de bambu, toda a espécie de bambu morre em um processo chamado perecimento de bambu. Isso pode levar até 10-15 anos para o bambu voltar a crescer. Pandas têm sido geralmente capazes de migrar para outras áreas, mas eles perderam muito do seu habitat para os seres humanos que a migração tornou-se cada vez mais difícil.

52. É muito raro ver mais de um panda em um momento na vida selvagem. Os pandas gigantes não podem obter a energia que seria necessária para competir um com o outro por comida, território, e companheiros.

53. Pandas adultos são tão grandes que eles não têm muitos inimigos naturais. Leopardos da neve, no entanto, será presa de filhotes de panda vulneráveis ​​ou pandas adultos velhos e doentes.

54. Na China, os pandas gigantes são considerados tesouros nacionais.

55. Os pandas gigantes têm sido o símbolo da conservação da organização internacional WWF, ou o Fundo Mundial para a Natureza, desde que foi fundada em 1961.

56. Alguns cientistas acreditam que o panda gigante é uma espécie remanescente, o que significa que está em extinção, naturalmente, não apenas por causa da atividade humana. Outros cientistas acreditam que os problemas do panda são causados ​​diretamente por seres humanos.

57. Há cerca de 15 pandas gigantes em zoológicos fora da China. Zoológicos chineses exibem mais de 90 animais em cativeiro.

58. Sob sua pele, um panda gigante é negro, onde o pêlo é preto e rosa onde a sua pele é branca.

59. Os pandas gigantes têm um ótimo senso de olfato. Mesmo à noite, eles podem encontrar os melhores talos de bambu pelo cheiro.

60. Os pandas gigantes têm um evoluído "polegar", que eles usam para segurar hastes de bambu.

61. Tem sido ilegal matar pandas na China desde os anos 1960, mas as leis não foram aplicadas estritamente. Em 1987, as leis foram reforçadas para aumentar a punição de dois anos para uma sentença de vida ou morte. Hoje, a punição é menos grave: 10-20 anos de prisão.

62. Ao contrário do resto da família de ursos, os pandas não usam expressões faciais para se comunicar. Quando um panda quer ameaçar outro, ele olha para o seu adversário com a cabeça para baixo. Os cientistas acreditam que um panda pode fazer isso de modo que suas orelhas pretas será semelhante a um outro par de olhos contra a pele branca de seu pescoço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...