quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cachorros podem prever terremotos, diz agência chinesa


Segundo agência chinesa, os cachorros podem prever terremotos

Os cachorros podem sentir a ocorrência iminente de um terremoto. Pelo menos é o que pensa a agência sismológica de uma cidade chinesa que tem uma criação de cachorros em suas instalações, convencida de que esses animais podem prever os movimentos da Terra.

A agência da cidade de Nanchang, capital da província oriental de Jiangxi, afirma que os cachorros "se comportam de maneira anormal antes da ocorrência de um terremoto, às vezes com 10 dias de antecipação", segundo assegura um funcionário da municipalidade.

A província de Sichuan (sudoeste) foi atingida em 20 de abril passado por um terremoto que matou 200 personas e deixou mais de 13.000 feridos.

Cinco anos antes, um terremoto deixou 90.000 mortos e desaparecidos.

Os cães podem prever terremotos? Muitas horas antes de um terremoto cães podem começar a agir inquieto e angustiado.

A sugestão de que os animais podem sentir tremores antes que eles ocorram foi registrado pela primeira vez na Grécia em 373 aC, quando os cães uivaram e muitos ratos, doninhas, cobras, lacraias e mudaram-se para a segurança vários dias antes de um terremoto destrutivo. Na China e Japão, os animais são considerados como parte integrante dos seus sistemas nacionais de alerta de terremotos. Uma indicação precoce de sua utilidade ocorreu em 1975, quando os funcionários da cidade chinesa de Haicheng ficaram alarmados com comportamentos estranhos e ansioso de cães e outros animais. Estas observações levaram a pedir 90 mil moradores a evacuar a cidade. Apenas algumas horas depois, um terremoto de magnitude 7,3 destruiu cerca de 90 por cento dos edifícios da cidade. Desde então, vários estudos têm sugerido que uma variedade de animais, incluindo cães, pode antecipar tremores de terra semelhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...