Obama pede um animal que não provoque alergia em sua filha Maisa. Cão pelado peruano é perfeito para crianças sensíveis a outros cães.
Uma raça de cães pelados e quase sempre banguelas, mas que é motivo de orgulho no Peru por causa de sua popularidade entre os reis incas, pode ir parar na Casa Branca, onde a futura família moradora procura um novo mascote.
O presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, prometeu um cachorro para as filhas Malia, 10 anos, e Sasha, 7, levarem para a Casa Branca. Mas Obama disse nesta segunda-feira que o animal escolhido precisa ser de uma raça que não provoque alergia em sua filha Malia, que é especialmente sensível a isso.
Donos do cão pelado peruano, uma raça retratada há 3.000 anos em cerâmicas pré-hispânicas, dizem que ele é perfeito para crianças sensíveis a outros cães.
"Eles não causam nenhum tipo de alergia e são muito amistosos e carinhosos", disse Claudia Galvez, 38 anos, diretora da Associação Amigos do Cão Pelado Peruano.
"Queremos dar um filhote macho às filhas de Obama, para que elas experimentem toda a alegria de ter um cachorro, mas sem alergia", disse ela, que nesta segunda-feira entregou à embaixada dos EUA em Lima uma carta com a oferta.
Os peruanos afirmam que o cão pelado tem uma temperatura corporal acima da média, o que compensa a falta de pêlos - o que por sua vez evita doenças como a asma e a bronquite alérgica.
Galvez já selecionou um filhote de 4 meses para ser eventualmente enviado à família Obama. Por enquanto, a chama de "Orelhas" (que são grandes e empinadas).
"Mas se o mandarmos para os Estados Unidos seu nome oficial será Machu Picchu", disse ela, referindo-se à antiga cidadela inca, maior atração turística do país. [Fonte: http://portal.rpc.com.br]
Este cão cumpriu um importante papel dentro dos costumes e mitos dos incas, tendo sido inclusive utilizado para fins medicinais. Basta um leve contato com ele e tem-se a sensação de se estar tocando uma bolsa de água quente. Esta estranha característica o fez protagonista de muitas histórias, curas milagrosas e estranhos poderes, relatados nas distintas culturas pré-incas especialmente Mochica, Chancay, Chimú e Vicus (Sechura-Piura).
Esta raça não costuma ser atingida por pulgas, assim como carrapatos. A cor pode ser negro, cinza, cobre e outros. Todas essas cores podem ser uniformes ou com manchas rosadas em qualquer parte do corpo, dependendo se o exemplar tem ou não a pele de cor uniforme. A pigmentação muda de acordo com o lugar onde o animal se encontra. Sua alimentação é normal como a de qualquer outro cão (alimentação balanceada), não exigindo cuidados especiais.
Quanto a sua higiene, deve-se ter maior cuidado para que não ocorra ressecamento da sua pele. Não se deve dar banhos seguidos, sendo indicado o uso de sabão neutro e aplicação de óleo hidratante para bebês.
A pelagem praticamente não existe, por ser uma raça desnuda, mas admite-se vestígios de pêlos sobre a cabeça, extremidades, ponta da cauda e por vezes pêlos bem ralos sobre o dorso. Outra particularidade é que a sua dentadura quase sempre é incompleta. Possui o sentido auditivo muito desenvolvido. Sua sensibilidade auditiva é elevada devido à conformação externa de suas orelhas, que tem forma de parabólica e uma cartilagem fina.
Em linhas gerais estes cães são animais esbeltos, elegantes, denotando velocidade, força e harmonia sem deixar de ser musculosos. Podemos afirmar que o caráter destes desnudos é nobre, afetuoso com os de sua casa, reservado e desconfiado com estranhos, estando sempre atentos, sendo muito bons guardiões. [do site: /www.kennelclub.com.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar