quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Leões são os mais sociáveis dos felinos. Você sabia?

Os leões são os mais sociáveis dos felinos e usam muitas expressões corporais e sons para comunicar entre si. O fato de serem tão sociáveis está muito relacionado com o seu habitat preferencial, a savana. Em campo aberto a cooperação na caça e nos cuidados dispensados às crias é uma vantagem inegável. Vivem em grupos familiares territoriais, constituídos na base por leoas com parentesco direto e as respectivas crias, nos quais a presença de um ou mais machos adultos é temporária e periodicamente substituída (geralmente de três em três anos). Apesar disso, o macho vigente é sempre o animal dominante do grupo (por vezes, o grupo é liderado por mais de um macho, geralmente dois, que nesse caso são, normalmente, irmãos!).

O leão consome tanta energia a patrulhar o território e a defender as fêmeas das investidas de outros machos que raramente caça. Assim, são as leoas que organizam e realizam as caçadas, com o fim de obter alimento para o grupo. No entanto, quando se dá a partilha da presa, o leão é o primeiro a comer e pode até ingeri-la completamente. Se não tiver muita fome poderá permitir que outros leões se alimentem da mesma presa. As crias são geralmente as últimas a comer e mesmo a própria mãe poderá não partilhar a refeição com elas se estiver com muita fome. São, por norma, mais activos durante a noite.

Durante a estação seca, são normalmente vistos ao princípio da manhã e ao entardecer, pois passam os períodos mais quentes do dia a descansar à sombra da vegetação. Não têm um período específico para o acasalamento. A sua gestação pode durar 105 - 108 dias, após os quais nascem uma a seis crias, que são amamentadas até aos seis a sete meses de idade. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos três anos de idade e os machos aos cinco ou seis anos. Têm preferência por presas maiores, apesar de serem mais difíceis de matar proporcionam mais alimento ao grupo. Podem também roubar presas de leopardos, chitas, cães-caçadores e hienas. Alimentam-se em cada três ou quatro dias mas podem passar uma semana sem comer.




Características

É um animal grande e corpulento. A sua pelagem tem cor amarelo-ocre. É bastante visível a diferença entre sexos: os leões são maiores e mais pesados do que as leoas e apresentam uma extensa juba em torno da cabeça e das espáduas. Os juvenis exibem manchas negras na pelagem, que desaparecem com a idade. Os leões exibem um tufo de pêlos negros na extremidade da cauda.



Nome em Latim: Panthera Leo

Nome em Inglês: Lion

Altura: 100-120 cm

Peso: 150-220 Kg

Familia: Felidae

Ordem: Carnivora



Distribuição

África, India


Habitat

É um animal muito tolerante que pode viver em zonas desertas ou em bosques. Não está presente em selvas.

Portal Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...