RIO - Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford acaba de comprovar o que todos os donos de cães já suspeitavam. O melhor amigo do homem é, de fato, bem mais inteligente que os gatos. O estudo, publicado na revista especializada 'Proceedings of the National Academy of Sciences' desta semana, avaliou a evolução cerebral de diversos mamíferos ao longo de 60 milhões de anos.
Os pesquisadores descobriram que a inteligência animal está diretamente relacionada a dois fatores. O primeiro é o grau de sociabilidade dos animais. Bichos que preferem viver em bando são mais espertos que os mamíferos solitários. O outro é o tamanho do cérebro em relação ao corpo.
"Os cães sempre foram considerados os animais mais sociais, enquanto os gatos gostam de seguir com suas próprias coisas sozinhos. Mas parece que a interação é boa para o cérebro e se estende a outras espécies, como nós.. "- Os cachorros sempre foram considerados mais sociáveis que os gatos. Descobrimos que esta interação maior entre alguns animais, como os cães, estimula o desenvolvimento cerebral - explica a pesquisadora Susanne Shultz, coordenadora do estudo.
Segundo ela, a pesquisa comprova que a sociabilidade ajudou a aumentar as conexões cerebrais dos cães ao longo dos anos.
- Espécies com um maior grau de sociabilidade evoluíram muito mais rápido que as solitárias.
De acordo com Susanne, o estudo comprovou também que os cães, ao contrário dos gatos, tem uma boa capacidade de resolver problemas.
O Globo e outros
com certeza os cães
ResponderExcluir