Segundo especialistas, os atos aparentemente aleatórios de violência podem ser devido à frustração sexual entre machos jovens.
As novas observações mostraram pela primeira vez que os agressores são machos jovens. Mark Cotter e seus colegas observaram três atos de agressão por golfinhos em botos. Os golfinhos perseguiram os botos em alta velocidade, se chocaram com eles, e os golpearam.
Em um ataque particularmente violento, três golfinhos encurralaram sua vítima, depois mais sete animais se juntaram a eles para golpear o boto até à morte.
Cotter achou mais chocante o fato de que dois golfinhos continuaram na cena depois do assassinato, para brincar com o cadáver.
Segundo os pesquisadores, competição por alimento não parece explicar os ataques, pois a sobreposição alimentar entre as duas espécies é pequena.
Já o fato de que 21 dos 23 agressores golfinhos eram do sexo masculino pode ser revelador. Cotter acredita que os ataques são “objetos de jogo orientados” durante a estação reprodutiva. Os machos jovens que não conseguem acesso às fêmeas devido à concorrência de indivíduos mais velhos estão descontando suas frustrações nos botos.[NewScientist]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar