Imagine um pequeno canguru preto e branco que vive em árvores, e você terá a descrição básica dos dingiso ( Dendrolagus mbaiso ). O animal , que reside nas florestas montanhosas da Nova Guiné, cresce até 2,5 pés (76 centímetros) de comprimento, possui uma longa cauda, posteriores bem desenvolvidas e um hábito de se mover tanto nas suas patas traseiras, ao mesmo tempo em um andar de salto, assim como os grandes cangurus australianos que estamos todos familiarizados.
O dingiso ostenta unhas curvas e almofadas estofadas revestidas com pele áspera em seus pés grandes, que lhe permitem obter um controle sobre troncos de árvores e ramos, onde ele usa sua longa cauda para se equilibrar enquanto sobe. Tal como o canguru, o dingiso fêmea tem uma bolsa em seu abdômen, onde passeia armazena os filhotes e passeia com eles, além de amamentá-los com leite de um dos seus quatro seios. Infelizmente, seus números estão em declínio devido à perda de habitat , os caçadores e uma baixa taxa de natalidade [fonte: ARKive ] .
Descoberto recentemente, em 1994, o dingiso (Dendrolagus mbaiso) é um canguru de árvore, um grupo de animais que, assim como seus parentes conhecidos na Austrália, têm caudas longas, quartos traseiros bem desenvolvidos e movem tanto as patas traseiras, ao mesmo tempo em uma marcha distintiva .
O nome científico do dingiso é derivado de duas palavras gregas: dendron que significa árvore e lagos que significa lebre. A última palavra veio de cientistas europeus no século 19, que, enquanto navegavam pela região, provaram a carne de um canguru de árvore e acreditavam ser uma reminiscência da carne de lebres
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamíferos
Infraclass: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Macropodidae
Gênero: Dendrolagus
Espécie: D. mbaiso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar