sábado, 21 de março de 2015

Pika-de-lli: mamífero 'fofinho' é redescoberto em montanhas da China

Mamífero Inacreditavelmente Bonito com cara do Urso Teddy é Redescoberta


Mais de 20 anos depois de sua descoberta, o Pika-de-lli raro foi descoberto nas montanhas do noroeste da China.

Por mais de 20 anos, o Pika-de-lli (Ochotona iliensis) , um tipo de minúsculo, de mamífero mamífero morador das montanhas com uma cara de urso de pelúche, havia escapado cientistas nas montanhas Tianshan, noroeste da China .

As pessoas tinham visto o bicho peludo apenas poucas vezes desde que foi descoberto por acaso em 1983. Na verdade, as pessoas localizaram apenas 29 indivíduos vivos, e pouco se sabe sobre ecologia e comportamento do animal.

Então, no verão de 2014, pesquisadores redescobriram os Pika-de-lli.

Li Weidong, o descobridor da espécie, em 2014, organizou um grupo de voluntários para procurar o animal nas montanhas, onde ele havia sido visto tantos anos antes. A pesquisa valeu a pena, pois eles estavam montando as armadilhas fotográficas, de fato, a equipe viu o rosto inconfundível de um pika que espreitava atrás de rochas.

"Achamos que ele se escondia atrás de uma rocha, e então percebemos que tínhamos encontrado o pika. Todos ficaram muito eufóricos", disse Tatsuya Shin, um naturalista da China que trabalhou na descoberta dos pika.
Pika-de-Ili foi fotografado em 2014 no noroeste da China
(Foto: Li Weidong/Wikimedia Commons)

Alta Montanha
Em 1983, o governo chinês enviou Li à Província de Xinjiang montanhosa de estudar os recursos naturais e doenças infecciosas. Como Li explorou um vale por Jilimalale Mountain, ele viu uma cabeça pequena, cinza saindo de uma fenda na rocha. Quando ele se aproximou, Li tem um olhar para todo o seu corpo.

O animal tinha cerca de oito polegadas (20 centímetros) de comprimento, com orelhas grandes e várias pequenas manchas marrons em sua pele cinzenta. Li não estava familiarizado com a espécie, nem eram pastores nas proximidades. Li pegou uma amostra e enviou para um cientista da Academia Chinesa de Ciências, que disse acreditar que o pika era uma espécie nova.

Embora Li não tenha conseguido encontrar mais pikas em uma segunda viagem para a área em Dezembro de 1983, uma terceira viagem, em 1985, foi mais bem sucedido, e as amostras adicionais permitiram que os pesquisadores da academia confirmassem que o Pika-de-lli era novo para a ciência.
Desde sua descoberta, foram raras as vezes em que o mamífero foi visto. Em 2014, durante uma expedição à cordilheira Tian Shan, o mesmo cientista que descobriu a espécie conseguiu registrar em foto uma rara aparição de um exemplar. A história do raro bichinho das montanhas e seu descobridor foi publicada na edição de março da revista "National Geographic China".

Minúsculo e em dificuldade.


Como outras espécies de pikas encontrados na América do Norte, o Pika-de-lli vive em altas altitudes entre 2.800 a 4.100 metros e subsiste principalmente de gramíneas, ervas e outras plantas da montanha.

Como outras criaturas que vivem em altas altitudes, o pika é sensível a mudanças em seu ambiente. Uma estimativa de 1990 colocou a sua população em cerca de 2.000 indivíduos, e acredita-se estar diminuindo em número, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Pressão de pastejo do gado e da poluição do ar têm provavelmente contribuído para o declínio do Pika-de-lli, que a União Internacional para a Conservação da Natureza lista como vulnerável à extinção. A China considera as espécies ameaçadas de extinção.

Mesmo assim, não há esforços concertados em curso para ajudar o Pika-de-lli. Li disse que espera mudar isso, e usar a redescoberta do animal para criar áreas de conservação para a espécie.

Como alguém poderia recusar um cara assim?
Estes animais, parentes de lebres e coelhos, vivem em grandes altitudes, entre 2.800 e 4.100 metros, e são particularmente sensíveis às mudanças no habitat , ameaçados pelo uso intensivo das pastagens ea poluição do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...