terça-feira, 5 de maio de 2015

Barata predadora do tempo dos dinossauros é encontrada presa em âmbar.


Um mineiro em Myanmar recentemente tropeçou em barata predadora de 100 milhões anos de idade preso em âmbar.
É uma espécie perfeitamente preservada de um inseto exótico, um antigo parente do louva-deus. A barata predatória, chamado de manipulador modificaputis , foi descrita por Peter Vršanský, do Instituto Geológico, em Bratislava, Eslováquia, e Günter Bechly do Museu Estatal de História Natural de Stuttgart, na Alemanha, na revista Geológica Carpathica.  

crédito da foto: Peter Vršanský
Com seu longo pescoço capaz de girar livremente, pernas esguias, e antebraços alongados, os pesquisadores sugerem que o inseto caçava ativamente suas presas por persegui-lo para baixo. Durante o Cretáceo, algumas linhagens diferentes de baratas predatórias evoluíram, das quais a única sobrevivente ao dia moderno é o louva-deus. Encontrada ao lado de outros quatro indivíduos da mesma espécie, os depósitos de âmbar em Myanmar são especialmente úteis para a construção de uma imagem do que o ecossistema antigo parecia.

Este monstrinho era um caçador solitário, capaz de correr muito rápido, ao contrário da grande maioria das baratas que vivem hoje, ele pousava acima do solo com frequência para tomar o voo, quando necessário, e aproveitando a sua presa com fortes espinhos curtos desenvolvidos na sua extremamente dos pés por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...